Ouvidores do Estado alinham procedimentos para melhor atender o cidadão

 Ouvidores do Estado alinham procedimentos para melhor atender o cidadão

Alinhar procedimentos e estratégias com a finalidade de atender, de forma ainda mais adequada, o cidadão. Com este propósito, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 26, a 2a Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo estadual de 2019. O encontro, que acontece a cada três meses, é marcado pela troca de experiências entre os representantes das 62 unidades distribuídas nas secretarias e órgãos que compõem a Rede.

A ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, abriu a programação destacando a importância da integração de todos os envolvidos no trabalho de “ouvir” os cidadãos. “É fundamental que os ouvidores, sobretudo os que integram a Rede há pouco tempo, estejam sempre inteirados dos temas pertinentes à área, inclusive em âmbito nacional. Isso fortalece a ação das nossas ouvidorias e proporciona um atendimento mais qualificado”, ressaltou.

Durante a reunião, a explanação dos procedimentos para garantir a qualidade dos serviços das ouvidorias foi feita por Maria Luiza Trindade, coordenadora da Rede. Já a diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Zélia Correia, repassou alguns pontos relevantes da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, promovida pela Ouvidoria-Geral da União(OGU), no período de 13 a 16 de maio último, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Compartilhar os conhecimentos que adquirimos em eventos nacionais com os ouvidores de nossa Rede, para que eles também se mantenham atualizados, é uma boa prática que mantemos em nossa programação”, avaliou.

Para Giovana Prazeres, ouvidora da Secretaria de Educação e Esportes (SES), o alinhamento das informações é muito importante para o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Nas reuniões de monitoramento estamos sempre revendo e nos atualizando. É um momento de integração e aprendizado”, disse. Na ocasião, também foram apresentados dados estatísticos da Rede, incluindo o número de manifestações registradas de janeiro até o momento; as manifestações mais recorrentes; o índice de resolutividade; e o total de Pedidos de Acesso à Informação.

Realizada no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) – a qual a OGE é vinculada -, no bairro do Espinheiro, no Recife, a reunião desta quarta contou, ainda, com a participação de interlocutores de órgãos do Estado que ainda não têm ouvidoria em sua estrutura. Para eles, a equipe da OGE anunciou que haverá um novo encontro no dia 20 de agosto próximo, quando eles receberão uma capacitação especial.

CONTATOSO cidadão que desejar realizar alguma manifestação de ouvidoria pode escolher entre os seguintes canais de comunicação: Portal da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br); telefone (162 – ligação gratuita, inclusive de celular); e-mail ([email protected]); ou presencialmente, com agendamento prévio, no endereço da SCGE (Rua Santo Elias, 535, Espinheiro, Recife).

robsonouropreto

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