Ouvidoria do Estado recebe quase 1.500 manifestações sobre a Covid-19 em dois meses

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE)
registrou, entre março e abril, quase 1.500 manifestações relacionadas
ao novo coronavírus. De acordo com levantamento realizado pela
Coordenação da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo, esse número
representa perto de 10% do total de manifestações recebidas nesse
período, que somou 15.753. Fazendo um recorde dos meses, as demandas
praticamente dobraram, passando de 490 em março para 965 no mês
seguinte. Em termos percentuais, o total de manifestações referentes à
Covid-19 subiu de 5% para 16% do total de contatos recebidos pela rede.
Os assuntos mais procurados pela população foram informações gerais
sobre a doença e sobre as ações do Governo do Estado no combate à
pandemia (45%), dúvidas sobre o auxílio emergencial do Governo Federal
(14%), cartão-alimentação destinado aos estudantes da rede estadual de
ensino (5%) e seguro-desemprego (4%).
Para a secretária da
Controladoria-Geral do Estado e Ouvidoria-Geral, Érika Lacet, esses
números são bastante expressivos, uma vez que refletem a necessidade da
população de buscar informações em fontes confiáveis. Num momento em
que existem tantas fake news circulando, as pessoas sabem que podem ter
uma resposta séria e precisa da gestão estadual. E o governador Paulo
Câmara já determinou que esse trabalho de atendimento ao cidadão nos
casos relacionados à Covid-19 é sempre uma prioridade, destacou.
ORIENTAÇÕES GERAIS – Com
o objetivo de agilizar o atendimento das manifestações relacionadas ao
novo coronavírus, a OGE recomenda que as demandas sejam realizadas
diretamente por meio dos telefones 190, da Secretaria de Defesa Social
(SDS), e 136, do Ministério da Saúde. No primeiro número, devem ser
comunicadas apenas as situações que precisam de atuação policial. Já no
outro, chamado de Disque Saúde, é possível receber informações gerais
sobre a doença.
Para os demais assuntos, a OGE, vinculada à
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), orienta que os
cidadãos utilizem as plataformas online disponibilizadas pela Rede
Estadual de Ouvidorias: o site (www.ouvidoria.pe.gov.br) ou o e-mail ([email protected]).
Também é possível ser atendido pelo número 162 (ligação gratuita de
telefone fixo e celular), que está funcionando das 10h às 16h, de
segunda a sexta-feira.
Dentro das ações de enfrentamento ao
novo coronavírus, a Ouvidoria-Geral do Estado informa que foram
suspensos temporariamente os atendimentos presenciais.