Paço do Frevo inicia comemoração de 10 anos com Arrastão do Frevo e estreia de estandarte especial

Domingo de festa gratuita celebra década do Paço do Frevo com nove agremiações e novidades.
 Paço do Frevo inicia comemoração de 10 anos com Arrastão do Frevo e estreia de estandarte especial

Arrastão do Frevo – Foto: Hugo Muniz

O Paço do Frevo, referência na salvaguarda do Frevo, inicia as celebrações de seus 10 anos em grande estilo, marcando uma década de contribuição à cultura popular pernambucana. A festa, que acontece no próximo domingo (14), promete ser uma tarde repleta de alegria e tradição, com um Arrastão do Frevo especial.

A comemoração terá início às 13h30, em Guadalupe, Olinda, com a buscada do novo estandarte do museu, confeccionado pelo renomado artesão Fernando Moraes. A trilha sonora ficará por conta da Orquestra Paranampuká, do Maestro Rinaldo, proporcionando um ambiente animado para o público. A cerimônia incluirá a benção ao estandarte, com direito ao tradicional corte de fita, tendo o Mestre Fernando Zacarias como porta-estandarte, recentemente homenageado como Patrimônio Vivo do Recife.

Importantes nomes do Frevo, como Ademir Araújo, o Maestro Formiga, Tábida Cristina e a passista Mestra Landinha, estarão presentes para apadrinhar esse momento especial. Às 15h30, a festa ganha o Bairro do Recife com a edição especial do Arrastão do Frevo, reunindo nove agremiações escolhidas por sorteio, cada uma com seu estandarte. A Cia Brasil por Dança, de Adriana Frevo, também participará, trazendo os passistas oficiais do Homem da Meia-Noite, com 35 anos de história.

Dessa forma, o Paço do Frevo celebra uma década de preservação e difusão do Frevo, prometendo uma festa inesquecível que destaca a riqueza cultural de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto ao público, reafirmando o compromisso do Paço em proporcionar acesso à tradição e à alegria do Carnaval pernambucano.

TROCA-TROCA DE FANTASIAS – Em vez de jogar fora, por que não trocar? Pensando na redução de lixo, na moda circular e também na economia do bolso, o museu promove, nesta quinta-feira (11), a segunda edição do ‘Barracão carnavalesco – troca-troca de fantasias do Paço do Frevo’, para fazer fantasias, acessórios, adereços e materiais de Carnaval brincarem mais um ano de folia. 

Será das 16h às 19h. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever antes, através deste link. Com a inscrição feita, basta separar e levar no dia os itens em bom estado. Depois da triagem, a pessoa receberá fichas para trocar por outros produtos.


PAÇO DO FREVO – Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e o copatrocínio do Grupo  SulAmérica. Conta com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

SERVIÇO

Barracão carnavalesco: troca-troca de fantasias do Paço do Frevo
Quinta (11), das 16h às 19h
Inscrição através deste link

Buscada do novo estandarte do Paço do Frevo
Domingo (14), às 13h30
Na casa do artesão Fernando Moraes (Rua Vital Henrique, 128 – Guadalupe/Olinda)
Com Orquestra Paranampuká

Arrastão do Frevo especial 10 anos do Paço do Frevo
Domingo (14), concentração às 15h30 em frente ao Paço e desfile às 16h
Com Trupe Carnavalesca Mascarada Mexe com Tudo, Bloco da Saudade, Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco, Clube de Boneco Linguarudo de Ouro Preto, Clube Carnavalesco Misto Lenhadores do Paudalho, Pife Floyde, Clube de Boneco Seu Malaquias, TCM Formiga Sabe que Roça Come, Clube das Pás e Cia Brasil por Dança

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade do museu

Fernando Moraes – Foto: Hugo Muniz

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *