Para reduzir gastos, UFPE veta uso de ar-condicionado após cortes de verbas pelo governo

 Para reduzir gastos, UFPE veta uso de ar-condicionado após cortes de verbas pelo governo

Foto: Divulgação Ascom/UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu o uso de ar-condicionado na instituição. O uso dos aparelhos nas dependências foi vetado a partir desta terça-feira (6). A medida foi motivada pelo bloqueio de verbas para a instituições federais de ensino.  A UFPE teve R$ 50 milhões de custeio fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) bloqueados. O dinheiro seria destinado aos campus que funcionam em Recife, Vitória de Santo Antão, Zona da Mata e em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Nessa segunda-feira (5), as aulas da UFPE foram retomadas. O anúncio da medida foi feito nesta terça, um dia após o início das aulas. A universidade afirmou que o desligamento é necessário para reduzir gastos, mas, informa que os aparelhos de refrigeração continuarão sendo utilizados nas dependências da instituição onde o uso é imprescindível, como laboratórios, locais onde funcionem equipamentos que necessitem de refrigeração e salas sem janelas ou que não tenham circulação natural de ar.

A reitoria também pediu a colaboração da comunidade acadêmica para utilizar a iluminação artificial feita através de lâmpadas de forma econômica e consciente: desligando sempre as luzes ao sair das salas, e, durante o dia, evitar ligar as luzes em ambientes que não necessitam do seu uso. Thiago Galvão, pró-reitor da UFPE, afirma que todos os centros estão sendo notificados sobre as medidas que necessitam ser tomadas a partir desse semestre.

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *