Parto Ritual: Exposição Fotográfica de Camilla Rocha chega ao Murillo La Greca, promovendo reflexão sobre o protagonismo feminino nos partos.

 Parto Ritual: Exposição Fotográfica de Camilla Rocha chega ao Murillo La Greca, promovendo reflexão sobre o protagonismo feminino nos partos.

Camila Rocha – Foto: Divulgação

A exposição fotográfica “Parto Ritual – 10 anos de Estúdio Materne” inaugura uma década de registros de partos humanizados por Camilla Rocha no Museu Murillo La Greca, marcando o início de uma jornada itinerante que promoverá reflexão sobre o protagonismo feminino nos partos. O evento, com entrada gratuita, será lançado no dia 1º de dezembro, das 17h às 21h, contando ainda com um pocket show de Flaira Ferro a partir das 20h.

Com mais de 15 anos de pesquisa antropológica sobre parto e nascimento, Camilla Rocha compartilha através de 15 fotografias momentos significativos de mais de 56 partos humanizados. A exposição não apenas celebra essa década de registros, mas também busca educar sobre a diferença entre parto humanizado e assistência comum, além de promover uma reflexão sobre o papel da mulher nesse processo.

O Murillo La Greca será a primeira parada dessa exposição itinerante, que, após 30 dias, será levada a três parques públicos do Recife, oferecendo acesso gratuito à coleção de fotografias. Além da mostra, a abertura no Museu contará com uma roda de conversa às 18h30, envolvendo profissionais da área de saúde, incluindo médicos ginecologistas e obstetras, enfermeiras obstetras, parteiras urbanas, e uma doula.

Mãe de duas crianças e cientista social, Camilla Rocha não apenas documenta partos, mas também contribui para a disseminação de conhecimentos sobre temas relacionados ao sagrado feminino, direitos das mulheres, feminismo, ecologia, arte, ancestralidade e cultura popular. Além disso, a exposição, coordenada pelo Estúdio Materne e produzida pela Cabocla Produção, busca garantir acessibilidade, com audiodescrição e intérpretes de LIBRAS nas atividades.

Parto Ritual recebe incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Cultura do Recife e Prefeitura do Recife, fortalecendo a iniciativa que une arte, cultura e reflexão sobre questões fundamentais ligadas à saúde e ao protagonismo feminino nos partos.

Serviço:

Abertura da Exposição fotográfica Parto Ritual – 10 anos de Estúdio Materne

Local: Museu Murillo La Greca. R. Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim, Recife.

Data: 1º de dezembro, sexta-feira

Hora: 17h às 21h

Roda de diálogo sobre parto humanizado: 18h30

PocketShow Flaira Ferro: 20h

Horários de visitação à exposição: Quarta à Sexta – 9h às 12h e 14h às 17h; Sábado – 10h às 17h.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *