Pátio de São Pedro recebe primeira noite do Concurso de Porta Estandarte

 Pátio de São Pedro recebe primeira noite  do Concurso de Porta Estandarte

Primeiro dia de concurso reuniu mais de cem inscritos. Próxima parte das disputas acontecerá a próxima quarta-feira (05), no Pátio de São Pedro.
Teve início hoje (03) a primeira parte do Concurso de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira. A iniciativa faz parte da programação das prévias carnavalescas promovidas pela Prefeitura do Recife e a competição é voltada para porta estandartes de Clubes de Frevo, de Troças Carnavalescas, de Maracatus de Baque Virado, de Maracatus de Baque Solto, de Caboclinhos, de Tribos de Índio; flabelista de Blocos de Pau e Cordas; mestres sala e porta bandeiras de Escolas de Samba. As competições acontecem sempre no Pátio de São Pedro, bairro de São José, e a próxima disputa será na quarta-feira (05). A premiação varia entre R$ 1.800 e R$ 960,00.


Na noite desta segunda-feira (03) disputaram os candidatos a melhor Porta Estandarte de Maracatu de Baque Virado, Porta Estandarte de Maracatu de Baque Solto, Porta Estandarte de Tribo de Índio e Porta Estandarte de Caboclinho. As atrações que animaram as evoluções foram do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Tribo de Índios Tupiniquins e Caboclinhos Tainá. Ao todo foram inscritos para esta noite 45 concorrentes.

Na categoria porta estandarte de Tribo de Índio Adulto, pela primeira vez uma mulher ganha a disputa. A vencedora foi Rosimary Nunes de Souza, da Tribo de Índio Papo Amarelo.

Entre os pequenos o destaque foi Rhyan Pablo, de 9 anos, que participou pela primeira vez do concurso. Rhyan disputou na categoria infantil a melhor Porta Estandarte de Maracatu de Baque Virado, representando o Maracatu Estrela Dalva, do Coque. Nervoso pela conquista ele falou da emoção de levar o primeiro lugar. “Eu estou tão nervoso que chega estou me treme do todo! Mas estou muito feliz porque foi a primeira vez que participei e ganhei. Ano que vem quero voltar. É uma emoção boa!”, explicou o pequeno.

Durante as apresentações os jurados observaram a diversidade de passos executados pelos concorrentes, a postura ao levar nas mãos o maior símbolo da agremiação e a indumentária, que deve estar sempre de acordo com o perfil da agremiação que representam. Foram ainda premiados os segundos lugares de cada tipo de agremiação que subiu ao palco nesta noite.

Na próxima quarta-feira (05) é a vez dos candidatos inscritos nas modalidades Porta Estandarte de Clube de Frevo e Troça Carnavalesca, Porta Flabelo (Flabelista) de Bloco de Pau e Corda, Porta Estandarte de Boi, além de Mestre Sala e Porta Bandeira disputarem primeiros e segundo lugares. O concurso começa às 18h, no Pátio de São Pedro, e conta com 58 inscritos.

Confira os vencedores desta noite:

Porta Estandarte de Maracatu de Baque Virado:
Adulto
1º lugar: Josenildo Silva (Nido Escovão), do Maracatu de Baque Virado Encanto da Alegria
2º lugar: Levy Carlos da Silva, do Maracatu de Baque Virado Encanto da Alegria
Infantil
1º lugar: Rhyan Pablo Oliveira, do Maracatu
de Baque Virado Estrela Dalva
2º lugar: Luyd dos Anjos, do Maracatu de Baque Virado Estrela Dalva

Porta Estandarte de Baque Solto:
Adulto
1º lugar: Eder Dias, do Maracatu de Baque Solto Crzeiro do Forte
2º lugar: Wilton José, do Maracatu de Baque Solto Águia de Ouro de Olinda

Porta Estandarte de Tribo de Índio:
Adulto
1º lugar: Rosimary Nunes de Souza, da Tribo de Índio Papo Amarelo, primeira mulher na história do concurso a ganhar a primeira colocação
2º lugar: Sílvio José da Silva, da Tribo de Índio Ventania
Infantil
1º lugar: Arthur Willyan de Castro, da Tribo Indígena Orubá
2º lugar: Guilherme Silva de Araújo, da Tribo Indígena Orubá

Porta Estandarte de Caboclinho
Adulto
1º lugar: Alex de Freitas Carvalho, do Caboclinho Tainá
2º lugar: Jonas Henrique Tenório da Silva da Tribo Indígena Tayguara
Infantil
1º lugar: Lucas Alves Gomes, Caboclinho Tainá
2º lugar: Lucas Fernandes Gomes da Silva, Caboclinho Caetés de Recife

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *