PE 2021: confira os números da primeira fase do Pernambucano

A primeira fase do Campeonato Pernambucano chegou ao fim depois de 45 jogos. Náutico e Sport fizeram as melhores campanhas, vão direto às semifinais e ganham no mínimo uma semana de folga.
O Náutico sobrou na primeira fase e terminou como líder isolado, garantindo também uma vaga na Copa do Brasil de 2022. O Timbu venceu sete jogos e tem apenas uma derrota, sofrida para o Sport, por 3 a 0, na Ilha do Retiro.
Artilheiros
Os números do ataque do Náutico impressionam: são 24 gols marcados, uma média de 2,6 por partida. Os três primeiros artilheiros também são do Náutico: Kieza (7), Vinícius e Erick (5).
Técnicos
Apenas Náutico e Afogados não trocaram de treinador na primeira fase. Hélio dos Anjos e Sérgio China estão classificados e com os cargos assegurados.
O recorde é do Santa Cruz, que já fez três trocas: João Brigatti, Gallo e Bolívar, além do auxiliar Roberto de Jesus.
VAR
Apenas um jogo da primeira fase contou com o auxílio do árbitro de vídeo remoto, o Clássico das Emoções. O Náutico venceu o Santa Cruz por 2 a 1 e o VAR foi muito utilizado. Ele assinalou o impedimento no gol de Kieza e corrigiu o erro no gol de Léo Gaúcho, que havia sido anulado.
Se liga nos números da primeira fase:
- Jogos: 45
- Gols: 120 (média 2,6 por partida)
- Melhor ataque: Náutico (24 gols)
- Melhor defesa: Sport (4 gols)
- Melhor mandante: Náutico (13 pontos)
- Melhor visitante: Sport (11 pontos)
- Pior ataque: Sete de Setembro e Vitória (7 gols)
- Pior defesa: Vitória (21 gols)
- Maior goleada: Náutico 5 x 0 Central (1ª rodada)
- Artilheiro: Kieza (7 gols)