PE News mostra os roteiros das encenações da Paixão de Cristo no Grande Recife

Foto: Eduarda Santana/Divulgação
O espetáculo da Paixão de Cristo é encenado em diferentes municípios de Pernambuco durante a Semana Santa. Apesar de contar a mesma história, cada apresentação tem sua peculiaridade.
Em uma das encenações, por exemplo, é utilizado um texto censurado na ditadura militar. Em outra, o empoderamento feminino é destacado no enredo do espetáculo.
A maioria das encenações tem entrada gratuita, mas há também apresentação com venda de ingressos.
Olinda
Em Olinda, a Paixão de Cristo é realizada em homenagem a José Pimentel, ator que interpretou Cristo por 40 anos e morreu em 2018. O espetáculo era tradicionalmente apresentado no Marco Zero do Recife e mudou de local após ser salvo de uma disputa judicial entre a família do ator e a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe).
A peça é encenada entre a quinta (18) e o domingo (21), a partir das 20h, na Praça do Carmo, no Sítio Histórico. Cristo é interpretado pelo ator potiguar Hemerson Moura, escolhido por José Pimentel entre 27 candidatos para substituí-lo, na Paixão de Cristo do Recife, em 2018. O espetáculo é aberto ao público.
Também em Olinda, é apresentada a 18ª edição da Paixão de Cristo de Cidade Tabajara, encenada por estudantes das escolas públicas Claudino Leal, da rede municipal, e Tabajara, da rede estadual, além de moradores, atores e técnicos da própria localidade. O evento é aberto ao público e acontece nos dias 26 e 27 de abril, às 19h.
Recife
No Marco Zero do Recife, a nova encenação do espetáculo foi intitulada “Paixão de Cristo: Jesus, a Luz do Mundo” e tem o ator pernambucano Bruno Garcia no papel de Cristo. A direção é de Carlos Carvalho, que já atuou como ator no espetáculo, fazendo o papel de Judas.
Ao todo, 200 pessoas estão envolvidas no espetáculo, sendo 50 atores e atrizes. A encenação é aberta ao público e pode ser conferida na sexta (19), no sábado (20) e no domingo (21), às 18h.
Na Zona Norte da capital, a Paixão de Casa Amarela é realizada pela 17ª vez, com arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições que desenvolvem trabalhos com a comunidade. A encenação é realizada entre a quinta-feira (18) e o sábado (20), às 20h, no Sítio Trindade, na Estrada do Arraial.
Neste ano, a peça é dedicada a Dom Helder Câmara, que foi arcebispo emérito de Olinda e Recife entre 1964 e 1985. No espetáculo, que é aberto ao público, três dos seis cenários existentes são novos.
Jaboatão dos Guararapes
O Parque Histórico Nacional dos Guararapes, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizado no bairro de Prazeres, no município do Jaboatão dos Guararapes, também é palco da Paixão de Cristo. Entre os dias 18 e 20 de abril, recebe a 5ª edição da Paixão dos Guararapes.
Ipojuca
Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, a encenação é realizada por 40 alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Dubeux Dourado, que têm entre 11 e 16 anos de idade. Aberta ao público, a peça é apresentada na terça (16) e na quarta (17), no Pátio do Convento, às 18h.
Limoeiro
Em Limoeiro, no Agreste, o espetáculo é apresentado há 16 anos e conta com, aproximadamente, 120 pessoas envolvidas entre atores, figurantes e equipe técnica. Com ingresso a R$ 10, a peça é encenada no Centro Cultural da Praça da Bandeira, às 20h, entre a quarta-feira (17) e o sábado (20).
Cabo de Santo Agostinho
No Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, uma das encenações acontece em Ponte dos Carvalhos. O destaque vai para o texto da peça, que foi arquivado durante a ditadura pelo regime militar.
Elaborado em 1962 e assinado por Dom Hélder Câmara e pelo padre Geraldo, antigo pároco da cidade, o texto começava na crucificação, mas sofreu adaptações e trata de temas como fome, violência e falta de moradia.
A equipe do espetáculo é composta por 70 pessoas, entre profissionais externos e internos. Com entrada gratuita, as apresentações ocorrem na quinta (18) e na sexta (19), às 20h, no Centro Cultural Farol da Vila.
Também há encenações na Praia de Gaibu, na sexta (19) e no sábado (20), às 19h. Pedras e árvores, além da areia e do mar, compõem o cenário. A entrada é gratuita e o público acompanha o espetáculo caminhando pela praia, junto com os atores.
Moreno
A Paixão de Cristo de Moreno, no Grande Recife, é realizada entre quinta (18) e sábado (20), às 20h, na Praça da Paixão, no Centro da cidade.
Aberto ao público, o espetáculo mostra as histórias das “Marias” presentes na vida de Cristo, como Maria Cláudia, esposa de Pilatos; Maria Iscariotes, mãe de Judas; as irmãs de Lázaro, além de Maria Madalena e a mãe de Jesus.
Camaragibe
“A Paixão dos Camarás” é encenada na Praça de Eventos, no bairro Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife, entre sexta (19) e domingo (21), às 19h30. A peça é inspirada em vanguardas artísticas como o naturalismo e o realismo.
As figuras do bem e do mal são substituídas pelo conhecimento e pela ignorância, interpretados por um senhor idoso e por um adolescente, respectivamente. A entrada é gratuita.
Paulista
O espetáculo da Paixão de Cristo é encenado em duas comunidades em Paulista, no Grande Recife. Em Maranguape II, a apresentação acontece às 19h da sexta (19), no Campo da Rua 103, próximo à rodovia PE-22, com entrada gratuita.
Em Jardim Paulista, há duas opções de espetáculo, sendo um na Praça da Encenação, na Avenida Ministro Marcos Freire, e outro na Praça Aníbal Fernandes, na Avenida Tancredo Neves, em frente à Igreja de Santa Clara. As encenações são abertas ao público e acontecem na sexta (19) e no sábado (20), às 20h.
Igarassu
A Paixão de Cristo é apresentada no Sítio Histórico de Igarassu, no sábado (20), às 19h, e no domingo (21), às 20h30. A montagem é encenada na Avenida 27 de setembro, ocupando cinco palcos, percorridos por 150 atores e figurantes. A entrada é gratuita.