Pernambuco inscreve 1.291 propostas para equipamentos e obras no Novo PAC Seleções 2025

Segunda edição do programa federal voltado para infraestrutura recebeu mais de 35 mil projetos de 5.537 municípios brasileiros.

 Pernambuco inscreve 1.291 propostas para equipamentos e obras no Novo PAC Seleções 2025 Segunda edição do programa federal voltado para infraestrutura recebeu mais de 35 mil projetos de 5.537 municípios brasileiros.

O programa vai investir R$49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos – Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O Governo Federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, enviadas por 5.537 municípios — um total que corresponde a 99,4% das cidades do país. Os projetos foram encaminhados por gestores e gestoras entre 24 de fevereiro e 31 de março. O programa vai investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos, organizados em quatro eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes.

Em Pernambuco, 1.291 propostas foram enviadas ao Novo PAC Seleções 2025, sendo nove elaboradas pela gestão estadual, 1.281 preparadas pelas prefeituras e uma por consórcio. No total, 183 dos 185 municípios do estado inscreveram projetos. A capital Recife tem o maior número de propostas inscritas: 21. Igarassu e Paulista, ambas com 13, Cabo de Santo Agostinho, com 12, e Jaboatão dos Guararapes, com 11, fecham o “top 5” das cidades com mais propostas inscritas.

Confira as propostas de Pernambuco para o Novo PAC Seleções 2025 por eixo:SAÚDE

  • Combo de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (178)
  • Kits de equipamentos para teleconsulta (175)
  • Aquisição de Unidades Odontológicas Móveis (150)
  • Construção de UBS (141)
  • Centros de Atenção Psicossocial (97)
  • Renovação de frota de ambulâncias do Samu (24)
  • Expansão/ampliação de ambulâncias do Samu (19)
  • Policlínicas (7)

CIDADES SUSTENTÁVEIS E RESILIENTES

  • Prevenção a Desastres Naturais: Drenagem Urbana (35)
  • Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas (34)
  • Periferia Viva – Urbanização de Favelas (5)
  • Esgotamento Sanitário (3)
  • Gestão de Resíduos Sólidos (1)
  • Mobilidade Grandes e Médias Cidades (1)

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

  • Caminho da Escola – Transporte Escolar (170)
  • Creches e Escolas de Educação Infantil (109)

INFRAESTRUTURA SOCIAL E INCLUSIVA

  • Espaços Esportivos Comunitários (142)
Infográfico 1 | Detalhamento sobre as propostas recebidas pelo Governo Federal em 2025

TEMAS — Quanto aos ministérios, o da Saúde recebeu o maior número de pedidos, totalizando 19,8 mil, seguido do Ministério da Educação, com 8.782, enquanto Esporte e Cidades ficaram com 4.513 e 1.966, respectivamente.

OBJETIVOS — O Novo PAC Seleções 2025 visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento da população brasileira por meio do aumento de investimentos em infraestrutura para ampliar e modernizar a rede de atendimento à saúde, fortalecer o direito à educação, melhorar a mobilidade urbana, garantir acessos aos direitos e promover o desenvolvimento sustentável das cidades com a participação direta dos gestores municipais e estaduais.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *