Pernambuco lança Exporta PE para impulsionar internacionalização de pequenos negócios

 Pernambuco lança Exporta PE para impulsionar internacionalização de pequenos negócios

André Teixeira, presidente da Adepe/Foto: Andréa Rêgo Barros

Com foco no apoio à internacionalização de pequenos negócios, o Governo de Pernambuco lança nesta quarta-feira (04/06) o Programa Exporta PE, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). No evento de lançamento, serão apresentadas as 25 empresas pernambucanas já selecionadas para participar da primeira etapa do projeto, que terá duração de um ano.

O Exporta PE foi estruturado para oferecer suporte técnico completo às empresas participantes, com consultorias especializadas nas áreas de formação de preço, logística, adequação de embalagens, documentação, tradução de materiais e capacitação em inglês instrumental para atuação em feiras e rodadas internacionais. A iniciativa dá continuidade ao projeto-piloto realizado em 2024, que beneficiou 15 empresas dos setores de alimentos, bebidas e confecções.

“Pernambuco conta com empresas que têm produtos de alta qualidade, além da forte identidade regional e grande potencial para exportação. No entanto, muitas delas ainda desconhecem os caminhos necessários para acessar os mercados internacionais, como os processos envolvidos, legislações, exigências técnicas e adaptações necessárias”, destaca Renan Assis, Coordenador do Exporta PE / Asces-Unita.

Casos de sucesso do Exporta PE

Entre os casos de sucesso da fase inicial estão as marcas Lígia Raquel Handmade e Cachaça Capibarim, que já iniciaram sua trajetória internacional. “Participar do Exporta PE, sem dúvidas, abriu portas para a minha empresa. Através do programa, minha marca chegou a Paris, no Paris Fashion Show. Em setembro de 2024, desfilamos na capital francesa, levando o bordado manual pernambucano para o mundo. O Exporta PE me deu uma base de conhecimento e me ajudou a entender novos mercados para o meu produto”, destacou Lígia Raquel.

Já a Cachaça Capibarim participou de uma rodada de negócios em Buenos Aires, na Argentina, apresentando seus produtos a compradores internacionais. “O programa foi fundamental para estruturarmos nossa entrada no mercado externo, com apoio técnico e orientação em todas as etapas”, afirmou a direção da marca.

Segundo o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, a Agência atuará como facilitadora, conectando as empresas a redes estratégicas de apoio e preparando-as de forma gradativa para o comércio exterior. “O objetivo é garantir uma transição segura e eficiente para o mercado externo, respeitando o tempo e o grau de maturidade de cada empresa participante”, afirmou.

Além da atuação da Adepe, o programa conta com o suporte de parceiros como Sebrae, Correios, Fiepe, Secretaria de Relações Internacionais e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), que atuarão conjuntamente na preparação técnica das empresas para os desafios internacionais.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

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