Pernambuco registra quatro ocorrências de crimes eleitorais

Urna eletrônica. Foto: Arquivo/Flickr
Secretário de Defesa Social do estado garante que efetivo vai continuar trabalhando para garantir a festa da militância após a divulgação do resultado do pleito
A Secretaria de Defesa Social (SDS) em Pernambuco registrou, até o fim da manhã deste domingo, quatro crimes eleitorais em todo o estado. O quantitativo, de acordo como secretário da pasta, Antônio de Pádua, representam uma franca redução em comparação com as ocorrências recebidas pelo órgão no primeiro turno das eleições presidenciais, quando, considerando-se o mesmo período, foram notificados 36 crimes relacionados ao pleito.
Os incidentes, todos no interior do estado, envolveram dois casos de selfies de eleitores ao lados das urnas eleitorais, um de detonação de fogos de artifício nas proximidades de um local de votação e outo de flagrante de distribuição de santinhos, todas consideradas de baixo potencial lesivo. “Tivemos uma quantidade bem menor de ocorrências, o que indica uma eleição bem mais tranquila”, avalia o secretário. Segundo ele, para o segundo turno das eleições em Pernambuco foi destacado o mesmo efetivo empregado no primeiro turno do pleito. Participam da operação mais de 15 mil policiais militares, civis e bombeiros militares em todas as regiões do estado.
Além de acompanhar o andamento da votação, o efetivo segue trabalhando durante a apuração do pleito e após a divulgação do resultado. “O trabalho continua especialmente após as 17h, quando começar a contagem de votos e, ao final, teremos um vencedor. A Polícia Militar vai continuar nas ruas para garantir a tranquilidade”, assegura Pádua. “Não vamos admitir intolerância, não vamos admitir agressões físicas nem verbais por parte de eleitores de quem quer que seja. Nosso papel é garantir a democracia e a tranquilidade da população para que ela possa eventualmente comemorar e fazer a sua festa democraticamente”, completa o secretário.