PL da Tarifa Social de Energia beneficia 17 milhões de famílias em 2024 Projeto do deputado André Ferreira garante descontos na conta de luz para consumidores de baixa renda.
Projeto do deputado André Ferreira garante descontos na conta de luz para consumidores de baixa renda.

Foto: Divulgação
O deputado federal André Ferreira (PL), autor do projeto de lei que garante a tarifa social da energia elétrica, celebra o sucesso do PL – que, somente em 2024, beneficiou mais de 17 milhões de famílias em todo o Brasil, gerando cerca de R$ 6,4 bilhões em abatimentos nas contas dos consumidores de baixa renda. O desconto médio concedido por família foi de R$ 32,25.
“Um parlamentar deve trabalhar em Brasília em benefício do povo brasileiro. Fico muito feliz em ver o resultado positivo da nossa lei. Houve um acréscimo importante de famílias atendidas diretamente no ano passado. Além disso, somos autores também da Tarifa Social da Água. São projetos e leis que impactam positivamente a vida da população“, celebra o deputado.
A Tarifa Social da Energia Elétrica concede desconto de até 65% nas contas de luz para todos os inscritos no CadÚnico que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas que dependem de equipamentos elétricos para tratamento de saúde. O benefício é destinado a quem possui um consumo mensal de até 220 kilowatts/hora (kWh).
Para ter direito ao desconto, é preciso atender a alguns requisitos: a família precisa ser inscrita no CadÚnico e ter renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo; no CadÚnico, com renda de até três salários, mas que tenha portador de doença ou deficiência em que o tratamento dependa, diretamente, de equipamentos ou instrumentos que usem energia elétrica; idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC. “Compromisso com as pessoas não é um slogan de campanha. É uma missão de vida”, finaliza o deputado.