Platini cita “pequena trapaça” para que França pegasse Brasil na final em 1998

 Platini cita “pequena trapaça” para que França pegasse Brasil na final em 1998

Platini foi presidente do Comitê Organizador da Copa de 1998 (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

Ex-presidente da Uefa afirma que organização do Mundial posicionou seleção anfitriã no grupo C e a seleção brasileira no A de forma proposital: “França x Brasil na final era o sonho de todos”

A derrota do Brasil para a França na final da Copa do Mundo de 1998, com o mistério sobre o mal estar de Ronaldo horas antes, já foi motivo para suspeitas e muitas teorias de conspiração desde então. E Michel Platini confirmou que houve uma “pequena trapaça” por parte da organização daquele Mundial – mas muito antes da própria decisão no Stade de France.

Em entrevista a uma rádio francesa, o ex-presidente da Uefa revelou uma manipulação no chaveamento da Copa do Mundo – na expectativa que a França enfrentasse justamente o Brasil, que defendia o título mundial.

– Quando organizamos o calendário, fizemos uma pequena trapaça. Se terminássemos em primeiro do grupo, e o Brasil também terminasse em primeiro, não nos encontraríamos antes da final – disse Platini à rádio “France Bleu”.

Os dois países foram os únicos que garantiram vaga na Copa antes mesmo das eliminatórias: a França por ser a anfitriã, e o Brasil por ser o último campeão do mundo. A Seleção caiu no grupo A, e os Bleus ficaram no grupo C – de forma com que os dois só se encontrariam em uma final, caso terminassem na primeira colocação de suas chaves, o que de fato ocorreu.

O ex-jogador – um dos maiores ídolos da história do futebol francês – era co-presidente do Comitê Organizador do Mundial, ao lado de Fernand Sastre. Os dois trabalharam no órgão desde 1992.

– Não nos estressamos por seis anos para organizar uma Copa do Mundo e não fazer algumas pequenas travessuras. Você acha que os outros não fizeram isso em suas Copas? França x Brasil na final era o sonho de todo mundo – completou.

Edição:Robson Ouro Preto

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *