Porto de Suape lança chamada pública inédita para soluções inovadoras no setor portuário Edital do primeiro CPSI portuário do Brasil foi lançado na Intermodal South America e visa atrair startups e empresas de tecnologia para a gestão pública e eficiência operacional.
Edital do primeiro CPSI portuário do Brasil foi lançado na Intermodal South America e visa atrair startups e empresas de tecnologia para a gestão pública e eficiência operacional.

Foto: Divulgação
Uma chamada pública de inovação aberta foi lançada, nesta terça (22), para empresas, startups e entusiastas da tecnologia de todo o país se inscreverem e propor soluções inovadoras, com foco em resultados concretos para a gestão pública e para o desenvolvimento do setor portuário. A solenidade aconteceu no estande do Porto de Suape, durante o primeiro dia da 29ª Intermodal South America, maior evento de logística, de transporte de carga e de comércio exterior da América Latina.
O certame é o primeiro no setor portuário no Brasil que acontece na modalidade contrato público para solução inovadora (CPSI), reforçando o compromisso do atracadouro pernambucano com a inovação e transformação digital. O edital estará disponível ao público para inscrição no site de Suape a partir desta quarta (23).
Ainda no estande high tech da estatal portuária, o diretor-presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto; e a diretora de Inovação e Transformação Digital, Adriana Martin, assinaram um contrato de exploração comercial do Port Management Information System (PMIS), sistema próprio de gestão das operações portuárias desenvolvido em parceria da estatal com o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar), para aprimorar a eficiência operacional do tráfego marítimo e alavancar a transformação digital no porto. O PMIS será ofertado a outros complexos portuários em operação no país.
“Suape é um porto robusto que pede por times dedicados que trabalhem soluções inovadoras para a otimização dos processos. O lançamento desses dois produtos é mais uma demonstração em que estamos inseridos no contexto da inovação, transformação digital e de modernização, ofertando ao mercado excelência operacional e ganho de eficiência”, ressalta Armando Monteiro Bisneto.