Posicionamento de marca

Raphaela Barros
Ei, vem cá! Você saberia me responder algo bem simples sobre a sua marca, como, por exemplo, qual a relevância dela, o que ela representa e ainda se ela está fixa nas cabeças das pessoas? Se algumas das suas respostas, por acaso, tenha sido “não”, precisamos conversar mais sobre posicionamento de marca.
Vamos começar por uma das coisas mais importante dentro desse contexto: o que significa “posicionamento de marca”? Sabe quando, muitas vezes, usamos as expressões “se destaque das demais”, “seja lembrada”, “o que tem de diferente da concorrência?”, ou quando lembramos algo que tenha alguma representatividade sentimental, pela cor, por um aroma específico ou até mesmo pela forma? Pois bem, o raciocínio segue por essa lógica.
Posicionamento de marca é você se POSICIONAR/FIRMAR/FAZER PRESENTE diante de algo sendo referência/destaque das demais. É sua marca está presente na mente dos consumidores. Ou seja, é a representatividade que a sua empresa tem diante o seu mercado-alvo. É a partir disso que você ganha seu espaço e mostra o seu diferencial em relação à concorrência.
No resumo do resumo, o que eu quero dizer é que posicionamento de marca é, apenas, como você quer que a sua marca seja lembrada! Quem fará o direcionamento para que isso aconteça é você, por meio de um bom planejamento e da execução dessas estratégias (marketing) para que seus consumidores acolham, respeitem e comprem o seu conceito.
Por fim, quero deixar alguns pilares para que você, ao terminar essa leitura, já corra para iniciar o seu planejamento de posicionamento de marca. Lá vai! Pense em: o que você tem a oferecer de diferente dos seus concorrentes diretos? Qual a essência da sua marca; o que você quer passar? Quais as cores que melhor representam a sua marca? Que tipo de público você quer atender? Crie uma frase de efeito. Depois de pôr todas essas respostas em prática, volte para me contar os resultados!