Prefeito do Rio trocou quase 2000 mensagens com suspeito de operar ‘QG da Propina’

 Prefeito do Rio trocou quase 2000 mensagens com suspeito de operar ‘QG da Propina’

prefeito Marcelo Crivella

A investigação do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) sobre corrupção na Prefeitura do Rio de Janeiro mostra que o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) tinha relação próxima com Rafael Alves, suspeito de operar um esquema de propinas. Segundo o MP-RJ, os 2 eram protagonistas do esquema. As informações foram divulgadas nessa 6ª feira (11.set.2020) pelo RJ2, da TV Globo.

Crivella foi alvo de mandados de busca e apreensão na 5ª (10.set). A ação é 1 desdobramento da operação Hades, deflagrada em março, que apura 1 suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio. A investigação ocorre com base em delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, que apontou Rafael Alves como operador do esquema. O empresário não tem cargo oficial, mas tinha voz ativa no governo.

Ele e o irmão, o ex-presidente da Riotur Marcelo Alves, foram alvos da operação de março. Durante a ação, Crivella ligou para o celular de Rafael, mas 1 delegado atendeu a chamada. O prefeito perguntou se Rafael sabia que a Riotur era alvo de ação de busca e apreensão. O delegado respondeu: “Sim, estou ciente. É uma investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro”. Ao perceber que a ligação não foi atendida por Rafael, Crivella desligou.

Em 1 dos aparelhos apreendidos, foram encontradas 1.949 mensagens trocadas entre Rafael e Crivella. Segundo os investigadores, ficou nítida a influência do empresário sobre o prefeito, a quem trata como seu subordinado.

Segundo documento do MP, obtido pelo RJ2, Rafael mostrou que exercia papel relevante nas decisões de Crivella. Ele exigiu, inclusive, a anulação de atos administrativos. Em uma das mensagens, o empresário escreveu: “Não quero cargo nem status, quero retorno do que está sendo investido”.

As mensagens indicam que Rafael e Crivella tiveram períodos de desavenças. Em uma ocasião, o empresário escreveu que o prefeito é “1 falso de duas caras, que na frente é uma coisa e por trás é outra”. Também se irritou com a possibilidade de o irmão deixar a Riotur. Marcelo foi exonerado depois da 1ª fase da operação Hades.

Para os promotores, as mensagens comprovam a participação e protagonismo de Crivella no esquema de corrupção, peculato, fraude a licitação e lavagem de dinheiro dentro da Prefeitura do Rio.

Procurada pela TV Globo, a defesa de Rafael Alves disse que ele refuta as acusações. Afirmou que ele tenta há 9 meses prestar esclarecimentos ao MP e que não teve essa oportunidade.

O prefeito Marcelo Crivella afirmou que já havia colocado à disposição os sigilos bancário, telefônico e fiscal. Disse que estranhou a operação de busca e apreensão. Falou que, considerando que o Brasil está em período eleitoral, a ação é injustificada. Argumentou que não é réu nesta ou em qualquer outra ação.

PODER 360

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *