Prefeito eleito de Itamaracá anuncia Lia de Itamaracá como secretária de Turismo e Cultura No Dia da Consciência Negra, Paulo Galvão destaca a importância de Lia para a valorização da cultura local e para o turismo da ilha.
No Dia da Consciência Negra, Paulo Galvão destaca a importância de Lia para a valorização da cultura local e para o turismo da ilha.

Foto: Divulgação
Na última quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o prefeito eleito da Ilha de Itamaracá, Paulo Galvão (PSDB), fez um anúncio histórico para a cultura e o turismo local. Durante a celebração da data que marca a luta e a resistência dos povos negros, Galvão revelou que a renomada artista Lia de Itamaracá será a nova Secretária de Turismo e Cultura da ilha, uma escolha que carrega simbolismo e representatividade.
“Ao anunciar Lia de Itamaracá, o maior ícone cultural da nossa terra, como Secretária de Turismo e Cultura, estou celebrando nossa ancestralidade e história. Ela será nossa voz no turismo e na cultura, tanto em nível nacional quanto internacional”, declarou Paulo Galvão. Para o prefeito eleito, a trajetória de mais de 50 anos de Lia de Itamaracá à frente da cultura popular e da Ciranda, ritmo típico da ilha, representa um patrimônio vivo da comunidade de Itamaracá.
Lia de Itamaracá, que completou 80 anos de vida em 2024, assume seu novo papel como uma mulher negra e símbolo das manifestações culturais da cidade, recebendo este convite histórico com a responsabilidade de resgatar e projetar a essência da ilha para o mundo. Ela será responsável por liderar o diálogo com governos, empresários e instituições, trabalhando para consolidar Itamaracá como um destino turístico de respeito e destaque mundial.
“Este é um momento histórico para nossa gestão. Aos 80 anos, Lia de Itamaracá assume pela primeira vez um cargo de tanta importância na administração pública da cidade. Como prefeito eleito, me sinto privilegiado em contar com ela para unir sua história e legado à nossa gestão”, afirmou Galvão. Com sua nomeação, Lia de Itamaracá, além de reforçar a importância cultural da ilha, também coloca em prática um novo ciclo para o turismo e a valorização das raízes culturais locais, criando um vínculo ainda mais forte entre a população e a tradição cultural da região.