Prefeitura do Ipojuca firma parceria com a UFPE para Plano de Segurança Municipal Iniciativa busca consolidar políticas de segurança pública com metas para os próximos dez anos.
Iniciativa busca consolidar políticas de segurança pública com metas para os próximos dez anos.

Foto: Reprodução
Na última terça-feira (22), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Defesa Social, assinou o termo de parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a elaboração do Plano de Segurança do Município. A formalização do contrato contou com a presença da prefeita Célia Sales, do deputado estadual Romero Sales Filho, do secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais, e do reitor da instituição de ensino, Alfredo Gomes.
O Plano de Segurança Municipal, pensado para os próximos dez anos, é a continuidade da construção da Política de Segurança Pública Municipal de Ipojuca, que foi transformada na Lei de n° 2.138/2023. A formulação do documento será feita pela universidade através do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Riscos e Conformidade, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No plano serão pactuados metas e resultados a serem alcançados dentro de um determinado horizonte de tempo, bem como estabelecimento de linhas de ação, políticas, programas e projetos a serem implementados, representando uma ação de estado e não só de gestão.
Para a prefeita Célia Sales, “o que estamos deixando para os ipojucanos é a construção de toda uma política de segurança pública com resultados extremamente exitosos. Quando assumimos a gestão, a principal preocupação da população era com a segurança e agora estamos deixando o município como um exemplo de trabalho na área com investimento, capacitação e aprimoramento da segurança pública”, disse.
Segundo o deputado Romero Sales Filho, “a Prefeitura tomou para si o que era uma responsabilidade só do Estado e a partir de um grande investimento e valorização da Guarda Municipal. A gestão conseguiu transformar índices alarmantes em uma das cidades que mais reduziram a criminalidade. E essa parceria com a UFPE vem para consolidar tudo isso. O plano é a garantia que não podemos retroceder em nada”.
“A segurança pública é realmente uma das grandes prioridades do país e a gente não pode deixar de fazer o investimento adequado, por isso é uma política de estado. E eu creio que esse é um passo muito importante nesse modelo de Ipojuca que é destaque e referência. Vou me colocar à disposição para que esse processo possa ser replicado, com a devida adequação, para outras cidades”, declarou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.