Prefeitura do Recife Entrega Centro Psicopedagógico Infantil Requalificado

Unidade no Jardim São Paulo recebe melhorias para atender crianças com mais qualidade e conforto.
 Prefeitura do Recife Entrega Centro Psicopedagógico Infantil Requalificado

Foto: Rodolfo Loepert

A Prefeitura do Recife entrega mais uma unidade requalificada e pronta para atender os usuários do SUS com mais qualidade e conforto. O Centro Médico Psicopedagógico Infantil (Cempi), localizado no bairro de Jardim São Paulo (Avenida São Paulo, 670), foi reformado, com renovação de equipamentos e mobília, a partir de um investimento de cerca de R$ 600 mil. Na intervenção, houve manutenção total com substituição de cobertas, revestimento cerâmico, instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral da unidade, substituição de janelas e portas e climatização geral. O prefeito João Campos (PSB) visitou a unidade nesta segunda (3), ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque. 

O Cempi agora conta com uma estrutura completamente requalificada e de qualidade, fruto de um grande esforço para melhorar e ampliar o cuidado à saúde mental do município. Esta unidade atende 500 crianças e conta com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos e enfermeiros, todos especializados para dar a atenção específica que as crianças precisam e merecem. Temos novas estruturas sendo construídas, outras sendo requalificadas e profissionais sendo chamados para trabalhar na nossa rede. Nos próximos trinta dias vamos inaugurar mais um CAPS infantil, no Pina, e em breve também iremos realizar mais duas requalificações aqui no Recife. Seguimos trabalhando, investindo e cuidando da saúde dos recifenses”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

O Cempi é referência em saúde mental para meninos e meninas na faixa etária de 0 a menores de 12 anos. Oferece acolhimento e atendimento para pessoas em sofrimento, suporte a familiares e/ou responsáveis, ações intersetoriais para prevenção e tratamento de distúrbios psíquicos precoces e visitas periódicas a creches e escolas, às quais os pacientes estão vinculados. A unidade conta com 29 profissionais, entre psiquiatras, psicólogos, pediatras, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Durante as obras, para que não houvesse paralisação dos serviços, os pacientes foram atendidos provisoriamente em estruturas montadas na USF Mais Jardim São Paulo.

A rede de saúde mental do Recife tem passado por uma transformação, em todos os seus aspectos. Desde 2021, oito dos 17 Caps foram requalificados ou estão em fase final de reforma. Essas unidades ganharam frota de veículos, para atendimento domiciliar e transporte de usuários. Nas próximas semanas, estaremos entregando as requalificações dos CAPS Boa Vista e Luiz Cerqueira (Santo Amaro). Estamos ainda ampliando essa rede, com inauguração, ainda ano, do Centro de Convivência, no bairro da Caxangá, e de um novo CAPS infantil, no Pina. Também foram nomeados, do concurso de 2019, 142 profissionais da área, reforçando as equipes. E, por fim, na assistência farmacêutica, atualizamos todo o rol e ampliamos a disponibilidade, nas unidades do SUS municipal, para medicamentos destinados ao tratamento de transtornos como o depressivo, de ansiedade, obsessivo-compulsivo e estresse pós-traumático”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Antes da obra, o Cempi tinha a estrutura de um CAPS adulto, então o nosso maior desejo e a nossa maior conquista foi entregar para as crianças um espaço lúdico, onde elas não se sentissem em um ambiente hostil, mas, sim, em um local acolhedor”, reiterou Fabíola Cristina Albuquerque, gerente operacional da unidade.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *