Prefeitura do Recife lança campanha para estimular doações do IR a fundos sociais da cidade Com o mote “Declare seu Bairrismo”, iniciativa criada pela Ampla usa linguagem afetiva e um leãozinho carismático para sensibilizar contribuintes a destinar parte do imposto de renda a projetos sociais.
Com o mote “Declare seu Bairrismo”, iniciativa criada pela Ampla usa linguagem afetiva e um leãozinho carismático para sensibilizar contribuintes a destinar parte do imposto de renda a projetos sociais.

Quem é do Recife sabe: o jeito de falar da cidade vai além do sotaque — é quase uma declaração de amor ao lugar e às pessoas. Expressões como “meu véi”, “ur menino” e “pirraiada” formam um vocabulário afetivo e código de pertencimento que atravessa gerações. Essa conexão entre linguagem e identidade é o ponto de partida da nova campanha da Prefeitura do Recife, criada pela Ampla, para convidar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda a projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
“Com o conceito ‘Declare seu Bairrismo’, a comunicação transforma o orgulho de ser recifense em um gesto de solidariedade, mostrando que valorizar suas raízes também pode ajudar a fortalecer o futuro da sua terra. Para dar leveza ao assunto, o filme da campanha é protagonizado por um leãozinho – uma criança caracterizada como “mascote do leão do imposto de renda – que sai pelas ruas conversando com pessoas de diferentes perfis”, explica Lenivaldo Leni, head de Criação da Ampla.
Segundo ele, a campanha foi cuidadosamente planejada para causar surpresa e gerar identificação no público. A escolha de colocar uma criança como “porta-voz” de um tema considerado complexo, como o imposto de renda, foi para gerar esse impacto positivo. “A ideia era justamente romper com o óbvio e provocar um olhar diferente sobre o assunto, despertando curiosidade e empatia.”
No filme, o personagem pergunta se as pessoas sabem para onde vai o imposto e o que acham de destinar parte do valor para apoiar causas sociais na própria cidade. O vídeo intercala as reações do público com um passo a passo explicativo sobre como doar. Além de filme, a campanha conta com spot de rádio, peças para redes sociais e materiais impressos.
Contribuição – Ao fazer a declaração, pode-se destinar até 6% do imposto devido – sendo 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. Os valores são definidos automaticamente na declaração e repassados a instituições cadastradas prestadoras de assistência direta à população.
Clique aqui para assistir ao filme de 60”, aqui para o de 30” e aqui para o de 15”.