Presidente da Academia Brasileira de Letras lança novo livro

O escritor Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras lançou ontem, seu último trabalho, intitulado Domínios da insônia.
O livro consiste na reunião da obra poética de Lucchesi, em quase 600 páginas. Os poemas (muitos inéditos), segundo o autor, são acompanhados de “uma vasta fortuna crítica”.
A obra chega às livrarias 20 anos depois da edição de seus Poemas reunidos. Marco Lucchesi reviu, no trabalho atual, seus livros, desde Bizâncio até Mal de amor.
De acordo com Ivone Martins, responsável pela apresentação, “Domínio da Insônia é a obra de Marco Lucchesi revisitada, redesenhada. Escrita em português, italiano, alemão, russo, árabe, revela que, dentro do poeta, habitam muitos poetas. As colunas que sustentam a poesia, equilibram as palavras e o vazio — que cresce ou encolhe, para que os poemas possam respirar. É o modo de Lucchesi mostrar que a poesia é como todos os seres vivos — precisa de espaço para respirar. Obra simbólica, com referências íntimas em que o poeta se mostra e se esconde, mas não se fecha sobre si. Expande-se. Migra até outros pensadores e percorre a vastidão do universo e da alma, — porque universo e alma se equivalem, gerados na mesma matriz, contêm forças e perguntas similares”.
Marco Lucchesi é poeta, escritor, ensaísta, tradutor e professor titular de Literatura Comparada na UFRJ. Foi editor das revistas Poesia Sempre, Tempo Brasileiro e Revista Brasileira. Curador de exposições e colunista do jornal O Globo. Traduzido para mais de dez línguas. O conjunto de suas obras recebeu diversos prêmios do Brasil e do exterior. Atualmente é o presidente da Academia Brasileira de Letras. Ocupa a cadeira de n°. 15.