Primeira-dama Janja da Silva lidera missão de apoio ao Rio Grande do Sul após desastres naturais nesta quarta-feira (8)

 Primeira-dama Janja da Silva lidera missão de apoio ao Rio Grande do Sul após desastres naturais nesta quarta-feira (8)

Foto: Reprodução

A primeira-dama Janja da Silva lidera uma missão humanitária ao Rio Grande do Sul, acompanhada pelos ministros Paulo Pimenta, Simone Tebet e Waldez Góes. O objetivo da visita é acompanhar a entrega de donativos e visitar abrigos em quatro cidades afetadas pelas recentes enchentes: Canoas, São Leopoldo, Guaíba e Porto Alegre.

O presidente Lula, sensibilizado pela gravidade da situação no estado, definiu como prioridade o socorro ao Rio Grande do Sul, que enfrenta um cenário de devastação após as chuvas intensas das últimas semanas, desencadeando uma verdadeira situação de guerra e destruição.

Durante a visita, prevista para esta quarta-feira, além de avaliar os estragos causados pelas enchentes, o presidente deve anunciar novas medidas de socorro econômico para o estado. Entre essas medidas, está a suspensão do pagamento da dívida estadual e a disponibilização de recursos para empresas e empreendedores afetados pela crise.

O governo já tomou providências urgentes para auxiliar o Rio Grande do Sul, incluindo a aprovação de um decreto legislativo de calamidade pública pelo Congresso Nacional, permitindo gastos extras fora da meta fiscal deste ano. Além disso, uma medida provisória está em fase de elaboração para abrir crédito extraordinário e destinar recursos emergenciais ao estado. O valor total do auxílio ainda está sendo calculado pelo governo, mas estima-se que apenas na recuperação de rodovias federais, o gasto ultrapasse a marca de R$ 1 bilhão, conforme informou o ministro Renan Filho, da pasta dos Transportes.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *