PSOL é o único partido a atingir a paridade de gênero na Câmara dos Deputados

A bancada é formada por Talíria Petrone, Fernanda Melchionna, Áurea Carolina, Sâmia Bomfim, Luiza Erundina, Ivan Valente, Edmilson Rodrigues, Marcelo Freixo, Glauber Braga e Jean Wyllys – Crédito: Revista Fórum/Reprodução
Números iguais de homens e mulheres ocupantes de vagas na Câmara Federal. De acordo com a Revista Fórum, essa foi a conquista do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o único a atingir a paridade de gênero para a próxima gestão. O partido elegeu dez parlamentares, sendo cinco mulheres e cinco homens. O grupo é composto por Talíria Petrone (RJ), Fernanda Melchionna (RS), Áurea Carolina (MG), Sâmia Bomfim (SP), Luiza Erundina (SP), Ivan Valente (SP), Edmilson Rodrigues (PA), Marcelo Freixo, Glauber Braga (RJ) e Jean Wyllys (RJ).
O mesmo feito não foi atingido por outras legendas. Todos os demais partidos, inclusive os do campo progressista, ficaram muito aquém da paridade. Ainda segundo a Fórum, o PSC, do presidente eleito Jair Bolsonaro, elegeu 45 deputados homens e sete mulheres. No MDB, foram 30 homens e quatro mulheres. E o PT terá 46 deputados e dez deputadas. Já no PSC, entre os oito mais votados, não há uma mulher.