Público lota Cemitério e Crematório Morada da Paz para celebração do Dia da Lembrança

 Público lota Cemitério e Crematório Morada da Paz para celebração do Dia da Lembrança

Crédito: Bruno Souto Maior

Desde o início da manhã deste sábado (02 de novembro), Dia da Lembrança, a movimentação já era intensa no Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O público que circula no local para visitar os jazigos dos entes queridos também participa das atividades religiosas e culturais. Estão sendo esperadas cerca de 10 mil pessoas no local durante todo o dia de hoje.

 

Às 8h foi celebrada a primeira missa do dia, no jardim ecumênico, pelo padre Hélio Nascimento. “Hoje participando dessa santa missa o motivo principal é agradecer a Deus pelo tempo que os entes queridos conviveram conosco. Cada um relembre deles com amor e carinho. Essas pessoas jamais deverão ser esquecidas”, falou o padre. Também foi realizada uma palestra espírita, na sala de velório central, com o vice-presidente da Federação Espírita de Pernambuco, José Batista Feijó.

 

Às 10h, foi a vez do culto religioso com o pastor Jefferson Menezes, da Igreja Batista Memorial Esperança, também na sala de velório central. Novamente, no jardim ecumênico, haverá a segunda missa do dia, a partir das 16h, também celebrada pelo padre Hélio Nascimento.

 

Para a psicóloga do luto do Grupo Vila Marianna Simonetti, é importante salientar que cada pessoa lida com o luto no Dia de Finados de uma forma diferente e isso precisa ser respeitado. “Algumas pessoas preferem não se aprofundar tanto com relação a lembranças do ente querido para não ficar fragilizada e sofrer. É preciso que se respeite isso”, ressaltou.

 

Por outro lado, há aqueles que utilizam o dia 2 de novembro para realmente se dedicar à memória dos entes queridos que não estão mais aqui. “Alguns costumam visitar o cemitério, ver fotos antigas, falar das histórias dessas pessoas, ir a eventos religiosos dependendo da crença de cada um. Vivenciando o dia de maneira a enfatizar ainda mais a lembrança dos entes queridos, por isso chamamos de Dia da Lembrança”, destacou a psicóloga do luto.

 

Além dos momentos religiosos, o Morada da Paz também está oferecendo aos visitantes uma programação cultural para adultos e crianças. Às 9h, foi realizado o momento “Celebre a Vida”, que trouxe uma prática da yoga com a instrutora Yeda Hiramime e uma roda de conversa com a psicóloga do luto do Grupo Vila, Beatriz Mendes. Ela falou sobre os temas saudade e lembrança.

 

Partindo do ponto de vista de que, sim, um cemitério também é um espaço que pode ser frequentado pelas crianças, o Morada da Paz está oferecendo atividades direcionadas para os pequenos no Dia da Lembrança. No Espaço Turma do Vilinha, as crianças estão participando de uma Oficina de Pipas e de uma Oficina de Bolhas de Sabão, ministradas pelos instrutores do centro recreativo Casa das Asas.

 

A “Turma do Vilinha” é um projeto do Morada da Paz que tem o objetivo de oferecer informações aos adultos e desmitificar o debate a respeito do luto infantil. A iniciativa retrata a história do garoto Vilinha, que vivencia um momento de transição com a sua amiguinha, a lagarta Lalá, e, com isso, passa a conversar com seus amiguinhos sobre o processo de luto, de forma leve e dinâmica.

 

O projeto contém um livro sobre a história do Vilinha, jogos educativos, vídeos e cartilhas que se aprofundam nas estórias dos outros personagens. Todo o material está disponibilizado gratuitamente no site www.turmadovilinha.com.br

Pets – Acompanhados de seus respectivos tutores, os pets também estão participando do Dia da Lembrança, com ações voltadas especialmente para eles. São dicas de adestramento e nutrição pet, prática do Enriquecimento Ambiental com estímulos de faro dos cães visitantes, além da demonstração de agility, atividade física para cães que tem feito muito sucesso.

 

O agility é uma atividade que geralmente acontece em espaços abertos, onde são montados um circuito com obstáculos e equipamentos. Entre eles estão cercados, tunéis, rampas, muros e pneus. O objetivo da prática é que o cachorro termine o percurso o mais rápido possível, sem desviar ou cair dos obstáculos. Trata-se de uma experiência muito divertida que envolve habilidade e agilidade.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *