Quantas lanternas um carro geralmente tem?

Você já parou para imaginar em quantas partes compõem um carro? Assim que fabricado e disponibilizado para a venda, um veículo aparenta ser uma peça única, um bloco que une rodas, chassi, motor, bancos, porta-malas e outros componentes. Entre essas partes, encontram-se as lanternas, presentes tanto na parte interna quanto no exterior dos carros.
Saiba quantas lanternas um carro geralmente tem e quais são elas.
O que é uma lanterna?
Antes de conhecer as diferentes lanternas encontradas em um carro, é preciso saber o que é uma lanterna, que muitas vezes acaba sendo confundida com luzes, lâmpadas, faróis, entre outros. Como todos sabem, as lanternas são instrumentos responsáveis pela iluminação, através da utilização de pilhas ou baterias para tal ação.
Porém, o que poucos sabem é que as lanternas de um carro não são as responsáveis por facilitar a visão do motorista. Muito pelo contrário, as luzes que as pessoas utilizam para dirigir em estradas sem iluminação ou em cidades à noite são os faróis, que também auxiliam o motorista a enxergar o que está a sua frente em caso de neblinas ou outras condições de má visibilidade naturais.
As lanternas dos carros são as luzes responsáveis por indicar aos outros motoristas sobre a presença do carro na pista e por sinalizar as ações tomadas pelo veículo, como frenagem e mudanças de direção. Em um carro, encontram-se lanternas nas partes laterais, dianteira e traseira.
Luzes diurnas
Conhecidas como DRL (Daytime Running Lights), as luzes diurnas são uma iluminação independente dos faróis do carro. Elas são acionadas de forma automática após a ignição do veículo, sem considerar se o período do dia é diurno ou noturno.
Diferente dos faróis, as luzes diurnas agem como lanternas, ou seja, informam a outros motoristas sobre a presença do carro. Essa característica informativa ajuda a reduzir o número de acidentes ocorridos no trânsito. Por isso, é muito importante se assegurar de que as lanternas do seu carro estejam sempre em ótimo funcionamento.
Lanternas traseiras
As lanternas traseiras possuem mais funções do que as dianteiras, que apenas servem para clarear a frente do veículo de forma fraca. A principal função de uma lanterna traseira é a de servir como uma luz de presença, que é geralmente vista na cor vermelha, acesa automaticamente com as luzes dianteiras e os faróis do carro.
Em geral, as lanternas traseiras dos veículos são acompanhadas de outras luzes, como as luzes de direção (setas), de freio e as indicativas de marcha-ré. Lembre-se de assegurar que as lanternas traseiras do veículo estão funcionando corretamente, tendo em vista que os outros motoristas vão conseguir identificar o seu veículo em casos de frenagens bruscas.
Lanterna de placa
Existem muitos componentes que são de uso obrigatório nos veículos, como é o caso das lanternas de placa. Essa é uma das luzes que menos recebem a atenção dos motoristas, tendo em vista que estão presentes nos carros com a única função de iluminar as letras e números das placas, facilitando a identificação para as autoridades e outros veículos.
Assim como as luzes diurnas e de freio, a lanterna de placa, também conhecida como luz de placa, é acionada após a ignição do carro. Caso essa lanterna não se acenda com o resto das luzes, mesmo que de forma acidental, é bem possível que os artigos 230 e 250 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sejam infringidos, ocasionando em multas e, no caso do artigo 250, na perda de pontos na carteira.
Luzes de direção
As luzes de direção, conhecidas popularmente como setas, são umas das mais importantes lanternas encontradas nos carros. Quem já sofreu na mão de motoristas que não utilizam as setas para informar os outros sabe como é algo incômodo. Desde as primeiras aulas de uma autoescola, as pessoas aprendem que a utilização das setas para mudanças de direção é obrigatória.
Assim como a lanterna de placas, as luzes de direção devem estar sempre em ótimas condições de funcionamento. Se a lanterna de seta do seu carro estiver queimada ou com defeito, é muito importante realizar a troca quanto antes, para que autoridades não te multem pela infração. Saiba que não utilizar as setas para indicar as mudanças de direção pode ocasionar em uma multa de 195 reais.
Lanterna de teto
Quem nunca perdeu algum objeto no chão do carro e não conseguiu encontrar por conta da falta de iluminação? Com a lanterna de teto em ótimo estado de funcionamento, é bem possível que os itens derrubados no chão do veículo sejam facilmente encontrados.
Todos os carros possuem um sistema de acionamento das luzes de teto. Além de utilizar o interruptor no teto do carro, é possível fazer com que a lanterna de teto se acenda com a abertura das portas ou do porta-malas. Geralmente, os veículos contam com luzes de teto na parte frontal do carro, entre o banco do motorista e do passageiro, e no porta-malas.
Às vezes, é comum que as luzes de teto queimem com o passar do tempo. Como estão localizadas no interior do carro, é fácil de identificar se as luzes de teto estão queimadas ou não. Nesse caso, é importante procurar por um mecânico que resolva o problema.
Quais são as lâmpadas utilizadas nos faróis e nas lanternas?
Assim como qualquer objeto que consiga iluminar superfícies e locais, os faróis e as lanternas do carro possuem lâmpadas. No mercado brasileiro, existem diferentes modelos de lâmpadas automotivas, variadas conforme algumas características. Entre elas, encontram-se as halógenas, o xenônio e a light-emitting diode, popularmente conhecida como LED.
As lâmpadas halógenas produzem luz por meio do aquecimento do filamento de tungstênio, preenchidas pelo gás criptônio. Pode-se dizer que na indústria automotiva, as halógenas são utilizadas nos faróis principais de forma majoritária, contando com vários formatos (H1, H3, H4, H7).
As lâmpadas de LED são conhecidas pela eficiência. Ao invés de contar com o filamento das lâmpadas convencionais, as de LED contam com chips de material semicondutor sólido, possuindo a mesma base das lâmpadas halógenas. A instalação das lâmpadas de LED nos veículos deve ser feita de forma cuidadosa, projetando a luz em pontos estratégicos, evitando que a visão do motorista seja ofuscada.
Diferente das halógenas, as lâmpadas de xenônio não possuem filamento e geram luz por meio da descarga de energia que atravessa o gás de xenônio. Normalmente, essas lâmpadas são encontradas em carros de luxo, por conta da alta eficiência luminosa e pela capacidade de escolha de diferentes cores em alta temperatura.