Rafael Peixoto convoca prefeitos do Agreste pernambucano para reaver condições de transportes escolares
Rafael Peixoto, ex-diretor do Detran de Garanhuns e líder político, atualmente presidente do Partido Verde do Agreste , veio através de uma carta aberta pedir ao prefeito de Calçados e hoje presidente da CODEAM, Expedito Nogueira , para convocar todos os Prefeitos e Secretários e Diretores de Transporte Escolares, afim de, juntos levarem a pauta dos transportes escolares do Agreste de Pernambuco para Brasília.
De acordo com o conhecimento e relato de Rafael, Garanhuns e as 21 cidades do Agreste Meridional precisam correr para regularizar seu transportes escolares, uma medida que precisa ser aplicada para não prejudicar os alunos destes 22 municípios, que já passaram pela crise da pandemia do Covid 19, devido às aulas remotas.
Pesquisas no Agreste apontam que , 90% dos transportes escolares hoje são reprovados no ANO DE FABRICAÇÃO. Pessoas especulam que falta um diálogo entre os prefeitos junto com MPPE para que juntos vejam uma forma certa de se regularizar.
Segundo as lei e regras, basicamente os transportes precisam dos seguintes indicadores para funcionar de forma segura: ano de fabricação , câmeras de ré , câmeras interna no veículo , tacógrafo , motoristas habilitados na categoria D ou E , motorista com curso em dias de transporte escolar , pneus em perfeita condições de uso , entre outros.
Basicamente os transportes precisam de: ano de fabricação , câmeras de ré , câmeras interna no veículo , tacógrafo , motoristas habilitados na categoria D ou E , motorista com curso em dias de transporte escolar , pneus em perfeita condições de uso , entre outros. Porém, 90% dos transportes escolares do Agreste estão reprovados, nem para vistorias podem ir por conta da idade.
Rafael Peixoto, sugere que na Marcha dos Prefeitos em Brasília os parlamentares marquem uma audiência com o Ministro dos Transportes e órgãos competentes, para que juntos, encontrem ums solução para este problema. Rafael aponta que os, o 5° Ciretran , que conta com 3 vistoriadores , podem vistoriar os transportes.