Raquel Lyra oficializa filiação ao PSD em evento no Recife no próximo dia (10) Governadora se junta ao partido de Gilberto Kassab visando fortalecimento político para 2026.
Governadora se junta ao partido de Gilberto Kassab visando fortalecimento político para 2026.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Á esperada filiação da governadora Raquel Lyra ao Partido Social Democrático (PSD) será oficialização na segunda-feira pós-carnaval, dia 10. A informação foi confirmada pela assessoria do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. A data já estava escolhida, mas o local e o horário foram marcados nesta terça-feira (4), último dia da Folia de Momo.
A cerimônia vai acontecer no Recife Expo Center, local com capacidade para 1.500 pessoas, com horário marcado para 18h55, em referência ao número do partido (55).
As conversas entre Kassab e Raquel sobre uma possível ida ao PSD vêm acontecendo desde 2024. As negociações negociações não avançaram porque existia uma possibilidade de o PSDB, atual partido da governadora pernambucana, ser incorporado pelo PSD, mas a proposta foi bastante rechaçada pelos tucanos.
ESTRATÉGIA PARA 2026
A troca de partido é estratégica para os planos de reeleição de Raquel Lyra em 2026, que poderá enfrentar como principal adversário o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Com a ida ao PSD, a governadora poderá se aproximar do presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, melhorando suas perspectivas eleitorais em Pernambuco. Diferentemente do que acontece em outros estados, o PSD pernambucano é aliado do petista e tem como representante no governo o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, aliado político de Raquel.
a ida para o PSD poderá significar uma mudança de chave na gestão Raquel Lyra e no jogo político. Por enquanto, as pesquisas sobre um possível confrontos nas eleições para governador em 2026 apontam João Campos na frente. A pesquisa Genial/Quaest mais recente, divulgada na quinta-feira (27) indica que 56% dos eleitores pernambucanos pretendem votar no prefeito do Recife, João Campos (PSB), para governador de Pernambuco nas eleições do próximo ano. A atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), aparece em segundo lugar, com 28% das intenções de voto. Com a mudança de partido e os investimentos que vem fazendo no Estado, o cenário pode mudar para a governadora.