Raquel prioriza educação em seu Plano de Governo

 Raquel prioriza educação em seu Plano de Governo

A importância da educação na redução das desigualdades sociais, a ampliação do ensino médio integral, os desafios do ensino fundamental e a educação na primeira infância foram os principais assuntos discutidos, na noite desta quarta (29), pela equipe do Plano de Governo da pré-candidata a governadora, Raquel Lyra, durante encontro que recebeu a colaboração do Instituto Sonho Grande e debateu as propostas que estão sendo construídas para a área.

Participaram da reunião o presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela, Fernando Holanda; uma das coordenadoras do Programa de Governo, Julianne Pepeu; a gerente de Relações Públicas do Instituto Sonho Grande; Marina Andrade, entre outros consultores.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa, onde falamos do ensino médio, mas também observamos que cada vez mais o problema da educação está para além dessa etapa. É importante olhar para o fundamental também”, refletiu Marina Andrade.

*Sonho Grande -* O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e o terceiro setor para a melhoria da qualidade das redes públicas de ensino. Desde 2015, apoia a expansão do ensino médio integral e avalia os resultados do modelo. A entidade está apoiando o ensino médio integral em diversos estados e à disposição para colaborar com planos de governo comprometidos com esta pauta.

O futuro governo de Raquel Lyra terá como meta dobrar a cobertura de creches em Pernambuco, ofertando 60 mil novas vagas em parceria com os municípios. Será o maior programa de investimento em educação infantil do estado.

Durante a gestão de Raquel à frente da Prefeitura de Caruaru houve um aumento no investimento de 151% na rede municipal de ensino (2017 a 2021), que trouxe melhorias de processos administrativos e pedagógicos, bem como na requalificação da estrutura física das unidades de ensino. Investimento: 2017 (R$ 29.986.089,76) e 2021 (R$ 75.176.158,53). 150,70% de crescimento.

Já o trabalho na primeira infância, principalmente em relação à educação infantil, rendeu à prefeita Raquel Lyra o selo de Prefeito Amigo da Criança, prêmio dado pela Fundação Abrinq aos gestores municipais que têm o compromisso de priorizar as ações que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Um dos fatores que contribuíram para a premiação foi a ampliação na oferta de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No início de 2017, o município possuía um total de 15 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com 2.033 vagas. Entre 2017 e 2022, foram construídos mais 16 CMEIs, totalizando, atualmente, 31 no município, e o número de vagas foi ampliado para 7.429. O aumento expressivo na oferta do número de vagas está relacionado, também, com intervenções realizadas na infraestrutura dos CMEIs, em que dos 15 já existentes, seis foram requalificados e ampliados, quatro foram requalificados e dois ampliados.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas