Recife Sedia 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais

 Recife Sedia 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais

Foto: izabele Brito/Recentro

Começa nesta quarta-feira (12) o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais. O evento, organizado pela Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. O evento reunirá profissionais, pesquisadores e gestores públicos de todo o Brasil para discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros. Os interessados ainda podem se inscrever pelo Sympla.

O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais se configura como uma plataforma ímpar para o intercâmbio de experiências vitoriosas em políticas públicas, planos, programas e projetos dedicados à revitalização de centros urbanos. Através de painéis, mesas-redondas e oficinas dinâmicas, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos, debater os principais desafios e oportunidades que permeiam a revitalização urbana no Brasil e fomentar a colaboração entre cidades.

O evento contará com a presença de representantes de cidades que já trilham um caminho promissor na revitalização de suas áreas centrais, como Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Campo Grande, Porto Alegre e São Luís. Essa reunião de expertise permitirá a troca de boas práticas, a identificação de soluções inovadoras e a construção de um plano de ação conjunto para impulsionar a revitalização urbana em todo o país.

Em um encontro inspirador e transformador, cidades de todo o Brasil se unem para compartilhar experiências bem-sucedidas em políticas públicas, planos, programas e projetos de revitalização urbana. Através de painéis, mesas-redondas e oficinas dinâmicas, especialistas de diversas áreas, como urbanismo, planejamento urbano, ciências sociais, patrimônio histórico e cultural, turismo e meio ambiente, se reunirão para debater os principais desafios e oportunidades para a revitalização urbana no país.  A ideia é estruturar um acordo de cooperação técnica entre as cidades envolvidas na rede de urbanismo em áreas centrais, criado em 2023.

O evento, que será realizado no Moinho Recife, na Unicap e no Pátio de São Pedro, coração do centro histórico do Recife, proporcionará aos participantes uma experiência imersiva na rica cultura e vibrante arquitetura da capital pernambucana. Além disso, a programação inclui visitas guiadas ao Compaz, Porto Digital e Casa Zero, espaços emblemáticos da inovação, da criatividade e da revitalização urbana. O evento conta ainda com o apoio de diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável, como o Compaz, a Secretaria de Turismo e Lazer, o Porto Digital, a Rede MudaMundo, a Casa Zero, o Cine Rua e a La Ursa Tours.

Com um público estimado em 600 pessoas, o encontro será um marco na construção de um futuro promissor para os centros urbanos brasileiros. A discussão sobre a necessidade de políticas públicas integradas para a reabilitação urbana será central nas mesas-redondas e oficinas, com a participação de especialistas renomados que abordarão a temática de forma abrangente e interdisciplinar.

PROGRAMAÇÃO:

12/06 (quarta-feira) – Moinho Recife / Avenida Alfredo Lisboa, 810

12h – Credenciamento

13h30 – Painel Temático Recife

15h – Painel Temático São Paulo

16h30 – Painel Temático Manaus

18h – Painel Temático Porto Alegre

13/06 (quinta-feira) – Unicap / Auditório Dom Hélder, Rua do Príncipe, 526

9h – Painel Temático São Luís

10h30 – Painel Temático Belo Horizonte

13h30 – Painel Temático Rio de Janeiro

15h – Painel Temático Campo Grande

16h30 – Painel Temático Salvador

14/06 (sexta-feira) – Pátio de São Pedro

9h – Painel Temático Cenário Nacional

11h – Solenidade de Encerramento com o lançamento da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

INSCRIÇÕES GRATUITAS – O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais é aberto ao público em geral, com inscrições gratuitas. Profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, ciências sociais, geografia, meio ambiente, patrimônio histórico e cultural, turismo e demais interessados na temática da reabilitação de áreas centrais são convidados a participar. Para realizar a inscrição, basta acessar o site: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-brasileiro-de-urbanismo-em-areas-centrais/2419088.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *