Resumo do Plenário, sessão da Alepe: deputados defendem porte de armas para Guarda Municipal do Recife

 Resumo do Plenário, sessão da Alepe: deputados defendem porte de armas para Guarda Municipal do Recife

Servidores da Guarda Municipal do Recife lotaram as galerias do Plenário da Alepe, nessa terça, durante a Reunião Plenária. A categoria, que defende o uso de armas pelos profissionais da corporação, pediu o apoio dos parlamentares. O primeiro a se posicionar favorável ao pleito foi o deputado Joel da Harpa, do PP. Ele disse que a gestão municipal está sendo injusta com os servidores, já que o porte de armas estaria assegurado por lei federal e pela Constituição de 1988. Ele fez um apelo ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio. “O que esses homens e essas mulheres estão pedindo na sua pauta não é favor, é o que está previsto na legislação, na Constituição Federal. A Guarda Municipal da cidade do Recife já deveria estar armada, essa lei já está regulamentada, já foi sancionada, desde 2014.”

Joel da Harpa recebeu o apoio dos colegas. O deputado Edilson Silva, do PSOL, disse que não é apenas uma questão de legalidade, mas de tentar soluções para a violência no Recife. Sílvio Costa Filho, do PRB, lamentou o descaso da Prefeitura e pediu a aprovação de um piso nacional para os guardas municipais do País. Teresa Leitão, do PT, destacou que o prefeito precisa olhar com mais cuidado para os servidores, tanto na área da segurança quanto da saúde e educação. Odacy Amorim, do PT, lembrou o trabalho realizado como prefeito para armar a Guarda Municipal de Petrolina, no Sertão do São Francisco. José Humberto Cavalcanti, do PTB, ressaltou a necessidade de sintonia entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Rodrigo Novaes, do PSD, reafirmou posição favorável ao porte de armas para a corporação.

A ameaça de mudanças na política de patrocínios e de apoio cultural da Petrobras preocupa o deputado Waldemar Borges, do PSB. Segundo o parlamentar, a empresa, que sempre foi fonte de recursos para diversas manifestações culturais, pode redirecionar os investimentos para ações que tragam maior retorno financeiro. “Vai embora com isso aquele sentido de apoiar, de aproximar a empresa das manifestações culturais mais de raiz, aquela que necessariamente não tem apelo de mercado, mas que tem tanta importância ou mais importância do que aquelas grandiosas.” O parlamentar também lamentou o fim do convênio da Celpe com a Caixa Econômica Federal, o que fez com que as casas lotéricas parassem de receber pagamentos das contas de luz.

O deputado Rodrigo Novaes, do PSD, registrou a realização, em Pernambuco, do primeiro Código de Procedimentos Processuais do País. Segundo o parlamentar, a iniciativa inédita pretende padronizar as rotinas judiciárias no estado. “São regras que vão uniformizar os procedimentos processuais no Poder Judiciário estadual, que traz normas objetivas sobre expedição de mandado, sobre alvarás, sobre funcionamento, horário, sobre como despacha, as prerrogativas dos advogados, acesso aos autos pelos advogados, pelos profissionais, estagiários de direito, enfim, várias regras específicas.”

O Dia Internacional da Biodiversidade foi o tema do pronunciamento de Zé Maurício, do PP. Ele destacou que o Brasil tem um papel importante na preservação das espécies de seres vivos, já que abriga a maior floresta tropical do mundo. Mas o deputado fez um alerta sobre o mau uso dos recursos naturais. “A terra está atualmente experimentando uma nova extinção em massa, tendo em vista que quase 50% dos recifes de corais desapareceram nos últimos 30 anos e as populações de mais de três mil espécies de animais diminuíram 60% nos últimos 40 anos.”

A deputada Teresa Leitão, do PT, lembrou os 88 anos da passagem do dirigível Graf Zeppelin pelo Recife, em 22 de maio de 1930. A parlamentar destacou a exposição realizada na Alepe, nessa terça, sobre o tema. A iniciativa da Comissão de Educação e da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico contou com quadros do artista plástico Marcelo Barbosa, que relembram a passagem da aeronave.

Edição:Robson Ouro Preto

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *