Romulo de Freitas participa de evento na Università Mercatorum, em Roma
O professor e doutor em Direito do Trabalho Romulo de Freitas participou, nesta sexta (16), do evento “Sindicato como Fator Essencial do Estado Democrático”, realizado pelo Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e a Università Mercatorum de Roma. O encontro aconteceu na Università Mercatorum, situada na Piazza Matei, em Roma.
Neste evento, que continua os debates de encontro ocorrido em março passado, também em Roma, juristas da Espanha, Lituânia e do Brasil diagnosticam o problema e detalham a essencialidade dos sindicatos para a funcionalidade de uma democracia ameaçada pelos riscos da sociedade da informação.
“Nas democracias industrializadas, novas leis e decisões judiciais têm drenado a força jurídica e política dos sindicatos, tornando a cidadania um sonho cada vez mais distante dos mais pobres e privando as empresas de uma segura via de flexibilização da legislação trabalhista que inclui diálogo e participação dos trabalhadores. Todos perdem”, destaca Romulo de Freitas.