Ruas do Recife se colorem para o Dia do Orgulho LGBT

Foto: Pedro Alves/G1
Várias ruas do Bairro do Recife receberam as cores do arco-íris nesta sexta-feira (28) em homenagem aos 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT. Foram pintadas três faixas de retenção das faixas de pedestres, no cruzamento entre a Avenida Marquês de Olinda, a Ponte Maurício de Nassau, o Cais do Apolo e o Cais da Alfândega.
Ao todo, oito artistas convidados pela prefeitura do Recife fizeram as pinturas: Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor. O trabalho foi feito durante a madrugada, para não interromper o fluxo de veículos.
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, o Bairro do Recife foi escolhido para a iniciativa por ser um local de grande circulação de veículos e pessoas.
Dia Internacional do Orgulho LGBT
O Dia Internacional do Orgulho LGBT passou a ser celebrado por causa de uma invasão da polícia, em 1969, ao bar gay Stonewall Inn, em Nova Iorque, marcada por repressão e violência.
No dia seguinte à invasão, uma série de manifestações tomou conta de várias cidades dos Estados Unidos. Desde então, a data de 28 de junho passou a ser considerada um marco da luta pelos direitos civis da população LGBT em todo o mundo.