Saberes ancestrais e ciência moderna se encontram na Semana dos Povos Indígenas do Espaço Ciência Evento de 22 a 25 de abril promove vivências imersivas, oficinas e atividades interativas para valorizar a cultura indígena e seu papel na construção do conhecimento científico.
Evento de 22 a 25 de abril promove vivências imersivas, oficinas e atividades interativas para valorizar a cultura indígena e seu papel na construção do conhecimento científico.

Foto: Divulgação
Entre os dias 22 e 25 de abril acontecerá no Espaço Ciência, a Semana dos Povos Indígenas, com uma programação especial que une tradição e inovação. Com o tema “Cultura Indígena e Inovação Científica”, o evento busca valorizar os saberes dos povos originários e promover o respeito à diversidade cultural, histórica e científica dos povos indígenas brasileiros.
A iniciativa, que já faz parte do calendário anual do museu, tem como propósito ampliar o reconhecimento da contribuição indígena na construção da identidade nacional, promovendo práticas educativas antirracistas e dando visibilidade à Lei nº 9.394/96, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
Durante quatro dias, estudantes e visitantes de todas as idades poderão participar de oficinas interativas, vivências culturais, exposições, atividades com arte rupestre, experiências sobre a musicalidade indígena e muito mais. A proposta é criar um ambiente de aprendizado sensível e imersivo, onde ciência, cultura e ancestralidade se encontram. “A Semana dos Povos Indígenas é um convite à reflexão e à escuta. Por meio de atividades lúdicas e educativas, mostramos que o conhecimento indígena é, sim, ciência — e que há muito a aprender com esses saberes milenares, especialmente em áreas como sustentabilidade, saúde e astronomia”, destaca o diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes de Oliveira.
Entre as atividades, destaque para o Observatório Solar Indígena, em que os alunos constroem seus próprios observatórios astronômicos; a oficina Cavucando Indígena, que simula escavações arqueológicas com vestígios da cultura material; e a proposta A Física do Arco e Flecha, que une ciência e tradição para explicar conceitos de força, tensão e trajetória. Também fazem parte da programação o tradicional Jogo da Onça (Adugo), experiências com tintas naturais e saberes sobre a agricultura tradicional dos povos originários.
Além de comemorar o Dia dos Povos Indígenas, celebrado oficialmente em 19 de abril, o evento contribui para a desconstrução de estereótipos e a valorização das comunidades indígenas, com ênfase especial nas que vivem em Pernambuco, estado que abriga a quarta maior população indígena do Brasil.
Confira a programação completa:
Atividades
Observatório Solar Indígena
Descrição: Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre como funciona um observatório solar indígena e, em seguida, construirão seus próprios observatórios para observar fenômenos astronômicos.
Classificação: Ensino Fundamental I, II e Médio.
Dia e Horário: Terça-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
Adugo ou Jogo da Onça
Descrição: Nesta atividade, os alunos conhecerão o tradicional jogo da onça, de origem indígena brasileira, e aprenderão como era jogado utilizando pedras e marcações no chão.
Classificação: Ensino Fundamental II e Médio
Dia e horário: Terça-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
A Química da culinária indígena
Descrição: Nesta atividade, os alunos conhecerão as especiarias, suas aplicações culinárias e medicinais, além de explorarem seu uso como alternativa ao sal e sua importância histórica.
Classificação: Ensino Fundamental I e II
Dia e horário: Quarta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
Medicina Indígena
Descrição: Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o uso medicinal de plantas na cultura indígena, explorando três tipos de preparos fitoterápicos e as propriedades de quatro espécies vegetais.
Classificação:Ensino Fundamental II e Médio
Dia e horário: Quarta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
Cavucando Indígena
Descrição: Nesta oficina, os alunos conhecerão o papel do arqueólogo e do historiador, sua importância para a sociedade e terão contato com noções de escavação e vestígios da cultura material indígena.
Classificação: Ensino Fundamental I, II e Médio
Dia e horário: Quarta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
A Física do Arco e Flecha
Descrição: Nesta oficina, os participantes construirão um arco e flecha, explorando os conceitos da Física como força, tensão e trajetória de forma lúdica e educativa.
Classificação: Ensino Fundamental II e Médio
Dia e Horário: Quinta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
Agricultura Indígena
Descrição: Nesta oficina, os participantes conhecerão a agricultura indígena, baseada na diversidade de cultivos, respeito à natureza e técnicas sustentáveis que preservam o solo e a biodiversidade.
Classificação:Ensino Fundamental I, II e Médio
Dia e Horário: Quinta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
Minha tinha
Descrição: Nesta oficina, os participantes produzirão tintas artesanais a partir da caseína, proteína presente no leite, unindo saberes da Química com as tradições indígenas.
Classificação:Fundamental I e II
Dia e Horário:Sexta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h
Redescobrindo Constelações
Descrição: Nesta oficina, os participantes aprenderão como os povos Tupi-Guarani interpretam fenômenos naturais e ciclos da natureza em seu cotidiano.
Classificação:Infantil I e II
Dia e Horário: Sexta-feira – 08h às 12h | 13h às 17h