Saiba como se prevenir da Conjuntivite que assola com a chegada do carnaval

Oftalmologista Lucio Maranhão Foto Divulgação
Além das irritações provocadas pelo uso de maquiagens e pelo contato de glitter e espuma de carnaval com os olhos, este período de folia, propicia o contágio de algumas doenças como a conjuntivite. “Essa doença se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, ou seja, da membrana transparente que cobre o branco do olho que normalmente dura de 7 a 15 dias”, explica o oftalmologista do Departamento de Córnea do HOPE Lucio Maranhão.
De acordo com o Ministério da Saúde, o risco é maior em meio a grandes aglomerações, já que a transmissão ocorre de pessoa para pessoa. “O calor e umidade típicos da estação também ajudam na proliferação das conjuntivites bacterianas e virais”, explica o oftalmo. A prevenção é o melhor remédio. “Por serem transmitidas através do contato direto, principalmente, pelo toque das mãos, é importante lavar sempre as mãos e nunca levá-las aos olhos”, explica Lucio Maranhão.
Ao menor sinal de irritação, a dica dada pelo médico é lavar a região dos olhos com soro fisiológico e caso os sintomas permaneçam, procurar um médico oftalmologista o mais rápido. Além disso, não cometer o erro bastante comum diante dos quadros de irritação nos olhos que é a automedicação com colírios. Segundo Lucio Maranhão, o uso inadequado do produto pode agravar o problema e até mesmo piorar o quadro de conjuntivite.