São João de Olinda tem programação de shows com artistas locais

Festa na cidade vai do dia 21 a 24 de junho. Maciel Melo, Irah Caldeira, Ed Carlos e Israel Filho estão entre atrações.
O São João de Olinda vai ser marcado pelo forró pé-de-serra e a presença de artistas locais. Pela primeira vez, a festa vai ser incluída no calendário da cidade, com um polo na Praça do Carmo. A programação do evento, que vai da quinta-feira (21) ao domingo (24), conta com shows, cidade cenográfica e pau de sebo.
Entre os artistas que se apresentam no local estão Maciel Melo, Irah Caldeira, Ed Carlos, André Lins, Israel Filho, Quinteto Sala de Reboco e Rodrigo Raposo. Os shows são todos gratuitos e abertos ao público.
Na quinta-feira (21), a abertura do evento, marcada para às 17h, conta, ainda, com o corte de uma cocada gigante de 20 metros, que será distribuída ao público. Nos demais dias, a programação tem início às 18h.
Com o tema “Onde a tradição se encontra com a alegria”, além do polo central, trios pé-de-serra se apresentam também em locais descentralizados da cidade.
“O São João já era uma reivindicação muito antiga dos artistas e dos moradores de Olinda. Vão ter trios pé-de-Serra descentralizados e o polo na Praça do Carmo. Nós vamos fazer um São João à altura da cidade de Olinda, que é um centro cultural”, afirmou o prefeito de Olinda, Lupércio Silva.
Além dos shows, o polo da Praça do Carmo, intitulado ‘Sala de Reboco’, vai contar com fogueira, cidade cenográfica, brincadeiras, parque de diversões, venda de comidas típicas e feira colaborativa de artesanatos.
O prefeito afirmou, ainda, que a segurança e a limpeza do evento são algumas das principais preocupações. “Vamos ter um cuidado com a segurança e a limpeza. Como foi no carnaval, não vai ser diferente”, disse. A expectativa da prefeitura é de receber entre 30 mil e 50 mil pessoas por dia no evento.
O cantor Maciel Melo, uma das atrações do evento, comemorou o espaço dado ao forró-pé-serra e ao forró tradicional na programação do São João da cidade.
“O espaço da verdadeira música nordestina está ficando tão estreito, que quando aparece uma cidade que dê esse espaço, é uma satisfação muito grande. O São João é a festa mais nordestina que existe. O forró é uma música nossa. Espero que esse São João de Olinda não acabe mais”, disse.
Cultura e economia
A proposta da prefeitura de Olinda é de que o São João passe a integrar o calendário oficial do município. Segundo o secretário de Cultura, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, João Luiz, o evento é um dos primeiros passos para a construção do Programa de Desenvolvimento da Cultura.
“Quem brinca o carnaval de Olinda, sempre volta. O objetivo é que aconteça o mesmo com o São João. Se a gente investe na cultura, isso aumenta também o turismo aqui. O grande desafio da gente é fazer com que o turista demore na cidade, porque assim ele consome em Olinda. Queremos que a cultura seja esse atrativo. Que o turista tenha o que ver, fazer e conhecer em Olinda”, afirmou.
De acordo com o secretário, outros eventos já estão previstos para os próximos meses. “Nos dias 10, 11 e 12 de agosto está prevista a realização de um Festival de Cerveja Artesanal. Em setembro, haverá o Olinda Moto Fest, e já temos mais de mil motoqueiros confirmados. Para novembro, teremos um Festival de Tapiocas”, afirma.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (21)
17h – Diego Rosas
18h – Coco de Seu Mané
19h – Cocada Gigante
19h30 – Ed Carlos
21h30 – Irah Cadeira
Sexta-feira (22)
18h – André Lins
19h30 – Nosso Forró
21h30 – Quenga de Coco/Victor Ferrari
23h30 – Maciel Melo
Sábado (23)
18h – Pracata
19h30 – Quinteto Sala de Reboco
21h30 – Rogério Rangel
23h30 – Israel Filho
Domingo (24)
18h – Cortejo Forró de Andada/Zuza Miranda
19h30 – Tony Martins
21h30 – Rodrigo Raposo
Edição:Robson Ouro Preto