Sebrae na Rua leva inovação, arte e tecnologia ao REC’n’Play com programação exclusiva de sustentabilidade e empreendedorismo No maior festival gratuito de tecnologia e inovação do país, o Sebrae/PE oferece uma experiência imersiva e única com painéis, oficinas, palestras e atrações interativas, destacando tendências e sustentabilidade para impulsionar o empreendedorismo no Recife.
No maior festival gratuito de tecnologia e inovação do país, o Sebrae/PE oferece uma experiência imersiva e única com painéis, oficinas, palestras e atrações interativas, destacando tendências e sustentabilidade para impulsionar o empreendedorismo no Recife.
Considerado o maior festival gratuito de tecnologia e inovação do país, o REC’n’Play volta a movimentar o Bairro do Recife a partir desta quarta-feira (06). A expectativa é que, até sábado (09), a edição 2024 supere alguns dos números grandiosos que já fazem parte da história da iniciativa, como a circulação de quase 60 mil pessoas no ano passado e as centenas de atividades da programação estruturada pelos realizadores do evento – Sebrae/PE, Porto Digital e Ampla Comunicação.
Além de participar ativamente da construção REC’n’Play, o Sebrae/PE se destaca por oferecer uma programação exclusiva que antecipa tendências e oferece dinâmicas adicionais nos quatro dias do “Carnaval do Conhecimento”. O estande da entidade no festival, batizado de “Sebrae na Rua – Transformando Futuros”, está instalado na Avenida Rio Branco e sediará cerca de 20 ações como palestras, oficinas, paineis, bate-papos e mesas-redondas com temas nas áreas de tecnologia, inovação, futurismo, sustentabilidade, educação empreendedora, arte e oportunidades de negócios, entre outros. Nomes como a ex-atleta Yane Marques, a ativista indígena Alice Pataxó e o humorista Ítalo Sena estão entre os confirmados na programação do espaço.
Para oferecer uma experiência ainda mais imersiva e marcante para o público em 2024, o espaço do Sebrae/PE aplicará um conceito inovador, numa proposta que mistura arte, tecnologia e sustentabilidade. Segundo o analista do Sebrae/PE, Thiago Vieira, o ambiente ganha cenografia especial dialogando com o tema desta edição do festival, O futuro nos conecta. “O Sebrae na Rua traz temas como inovação, tecnologia, carreira e, claro, empreendedorismo. O intuito é falarmos de tendências e refletir qual o futuro que podemos construir a partir do agora. A temática do nosso espaço resgata o mangue como um nascedouro e também um passado ancestral, que utilizamos para tomar como base nessas reflexões”, detalha Vieira.
TECH
Com inspiração no “manguezal do futuro”, o Sebrae na Rua vai ter como novidade uma atração que tem tudo para virar mascote do espaço no festival: Chico, o caranguejo tecnológico, uma escultura interativa criada pela startup Artec a partir dos mais variados tipos de resíduos. O crustáceo eletrônico de tamanho gigante foi projetado para reagir à presença de quem se aproxima e interagir com o público – tudo por meio de uma tecnologia desenvolvida por alunos e professores do Senac Pernambuco. Ele poderá ser visitado no local durante todo o evento. Os óculos de realidade virtual, que oferecem uma experiência imersiva com conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo, também fazem parte dos atrativos do espaço do Sebrae na Rua.
A entidade ainda marca presença na Arena IA, espaço estreante nesta edição dedicado a popularizar e desmistificar a inteligência artificial para o grande público. A exposição com diversas instalações interativas acontece durante o festival, sempre das 10h às 19h, na Escola Técnica Estadual Porto Digital – localizada na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Mariz e Barros. Entre múltiplas dinâmicas, quem passar pelo local terá a chance de conhecer LIS (Learning Intelligent System), a IA desenvolvida pelo Sebrae que personifica e se identifica como uma analista de negócios da instituição. A identidade corporativa facilita a aproximação com os usuários do serviço, que poderão esclarecer dúvidas dentro do contexto Sebrae, sobre administração, tecnologia e mais.
EMPREENDEDORISMO
O Sebrae/PE tem participação especial na Arena de Negócios, com programação dedicada à geração de conexões entre mais de uma centena de startups com corporações, investidores e parceiros do ecossistema de inovação de todo o Brasil. Uma das atrações desse espaço é o Roadshow Fast Motion, iniciativa realizada com o Porto Digital que irá apresentar até 30 startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores nacionais em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
“Promovemos essa ação por entendermos que essa é uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o ecossistema de inovação. O papel do Sebrae também envolve apoiar os negócios inovadores que possam gerar impactos positivos para o nosso estado”, afirmou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra. A Arena de Negócios funcionará no Museu Cais do Sertão (Armazém 10 – Avenida Alfredo Lisboa, s/n).
PROGRAMAÇÃO
Nos quatro dias do evento, cerca de 30 experts em diversas áreas vão compartilhar insights e conteúdos de interesse com os mais diversos perfis de visitantes do Sebrae na Rua. Entre eles estarão a influencer digital e ativista indígena Alice Pataxó, única brasileira na lista BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2022; Mayris Nascimento, fundadora da startup Nosso Mangue, especializada em recuperação e conservação de manguezais; e a medalhista olímpica Yane Marques, primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O espaço também vai promover encontros com Fagner Borges, especialista em marketing digital e fundador da Praia Digital e do Movimento Freesider; Felipe Machado, consultor e gerente de projetos com interatividade, cultura digital e inovação; e a pesquisadora Béa Alcântara, fundadora do Sinais do Amanhã e líder de Futuros no laboratório global e independente de inovação Echos.
O roteiro de conteúdos ainda abrirá espaço para dinâmicas com influenciadores digitais, como o humorista pernambucano Ítalo Sena (@senaitalo), que já supera a marca de cinco milhões de fãs nas redes sociais. A lista segue com Camila Andrade, do instagram Pernambucanos por Aí (@pernambucanosporai), acompanhada por 380 mil pessoas interessadas nas dicas de turismo e gastronomia pelo Nordeste; Katy Gangana (@katygangana), dona de um instagram sobre moda e lifestyle com mais de 81 mil seguidores; e o chef de cozinha Bruno Manoel, ganhador de um reality culinário televisivo, atualmente com mais de 600 mil seguidores no instagram Preto na Cozinha (@preto_na_cozinha).
Além de todas essas atividades macro, o Sebrae/PE vai promover dezenas de atividades em diversos espaços do evento. As dinâmicas serão voltadas para públicos variados e acontecem ao longo dos quatro dias do festival.
MOBILIZAÇÃO
Para ampliar o alcance e fortalecer a presença de mais públicos e a transmissão de conhecimentos durante o festival, o Sebrae/PE organizou diversas caravanas para levar participantes de todo o estado para o REC’n’Play 2024. Estão confirmados grupos desde o Sertão do Araripe até a Zona da Mata, garantindo a participação de aproximadamente 250 estudantes, professores e empreendedores de várias regiões de desenvolvimento de Pernambuco.
CARNAVAL DO CONHECIMENTO
A sexta edição do REC’n’Play acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, ocupando ruas e prédios do Bairro do Recife, área central e histórica da capital pernambucana. Durante os quatro dias, o festival vai promover uma extensa programação gratuita reunindo mais de 600 atividades e uma quantidade superior a 1,5 mil horas de atividades entre palestras, workshops, debates, oficinas, exposições, arenas temáticas e shows. A programação completa pode ser conferida no recnplay.pe.
Nesta edição, as atividades estarão divididas nos eixos temáticos Cidades e Sociedade, Economia Criativa, Negócios e Tecnologia. Para ter acesso a elas é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser conseguido gratuitamente pelo site recnplay.pe ou pelo app REC’n’Play 2024. A inscrição é válida para toda a programação e pode ser feita até o último dia do evento.
Programação do Espaço Sebrae na Rua – Transformando Futuros no no REC’n’Play 2024
06.11
10h – 11h: Painel ‘Liderança feminina: inovação e carreira no empreendedorismo’, com mediação e participação da jornalista e apresentadora Meiry Lanunce; de Roseana Faneco, conselheira do Porto Social, dirigente da Rede Global de Empreendedorismo e fundadora do Instituto Faneco; Luciana Costa, administradora de empresas pós-graduada em Produção e Gerenciamento de Eventos e CEO da MAS Eletricidade; e Jacqueline Dias, gestora de Inovação e Pessoas de TI do Banco do Brasil.
11h30 – 12h30: Palestra ‘Empresas do amanhã: sustentabilidade como vantagem competitiva’, com o doutor em ciências biológicas Rudã Fernandes, CEO e fundador da Biofábrica de Corais, startup focada na recuperação de ecossistemas recifais.
13h30 – 14h30: Palestra ‘Chegando ao topo do Google com ajuda da Inteligência Artificial’, com Elton Ponce, gerente sênior de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
15h – 16h: Palestra ‘Conversa com o futuro: entrevistando o ChatGPT’, com Luiz Siqueira, coordenador de Desenvolvimento de Software do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
16h30 – 17h30: Painel e palestra com bate-papo ‘Tecnologia e ancestralidade: o futuro da humanidade está no passado?’, com apresentação de Thiago Suruagy, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae/PE, e participação da ativista indígena e influenciadora Alice Pataxó, única brasileira incluída na lista BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2022; e Mayris Nascimento, CEO e fundadora do Nosso Mangue, empresa especializada em recuperação, preservação e conservação de manguezais, compensação da pegada de carbono e turismo de experiência.
07.11
10h – 11h: Painel ‘Comunidades empreendedoras: como a inovação e a geração de oportunidades podem transformar a periferia’, com Pedro Verda, fundador do laboratório global de inovação social Verda.
11h30 – 12h30: Palestra ‘Redes sociais e sua marca: esteja pronto para 2025’, com Paulo Filho, fundador e CEO da Berlim Digital, escola de cursos em comunicação, marketing, empreendedorismo e inovação.
13h30 – 14h30: Palestra ‘Dados e humanização: compreendendo comportamento, potencializando resultado!’, com Gustavo Molina, professor, mentor e especialista em Sucesso do Cliente, 4x seguidas reconhecido como um dos TOP 100 Estrategistas em CS do mundo (2020-23).
15h – 16h: Palestra ‘Transformando o futuro com impacto: estratégias para liderar de forma eficaz’, com Charles Torkaski, CEO da Farmácia Roval de Manipulação e sócio da Opera Academy, empresa especializada em educação corporativa focada em liderança, sustentabilidade e transformação cultural.
16h30 – 17h30: Palestra ‘Superando limites: disciplina, carreira, estratégias e metas de uma medalhista olímpica’, com apresentação do analista do Sebrae/PE Vitor Abreu e participação da ex-atleta Yane Marques, primeira mulher das Américas a conquistar uma medalha olímpica no pentatlo moderno (Londres 2012) e a ser eleita vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
08.11
10h – 11h: Palestra ‘A ascensão da IA e a evolução das habilidades necessárias’, com Luiz Siqueira, coordenador de Desenvolvimento de Software do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
11h30 – 12h30: Palestra ‘Cultura digital e trabalho criativo na sociedade mediada por plataformas’, com apresentação e mediação da analista do Sebrae/PE Cecília Ângelo e participação do gerente de projetos com interatividade, cultura digital, marketing digital e inovação Felipe Machado.
13h30 – 14h30: Palestra ‘Economia dos criadores: conteúdos que geram negócios’, com apresentação e mediação do analista do Sebrae João Victor Galvão e participação do chef de cozinha vencedor de um reality culinário televisivo, Bruno Manoel, dono do perfil @pretonacozinha, com 600 mil seguidores no instagram; Camila Andrade, do instagram Pernambucanos por Aí (@pernambucanosporai), acompanhado por 380 mil pessoas interessadas nas dicas de turismo e gastronomia pelo Nordeste; e Katy Gangana, dona de um perfil sobre moda e lifestyle seguido por mais de 81 mil pessoas no instagram .
15h – 16h: Mesa redonda ‘Digitalizando a criatividade: o impacto da produção digital na economia criativa’, apresentada e mediada pelo analista do Sebrae/PE Eduardo Maciel, com participação do jornalista, apresentador e roteirista Daniel Gomes, do Sambacast, e Hugo Bres, DJ, pesquisador, apresentador de rádio e criador de conteúdo na Brasil Grooves.
16h30 – 17h30: Bate-papo ‘Criadores de conteúdo como negócio: desvendando a criação digital’, com apresentação e mediação do analista do Sebrae/PE Eduardo Maciel com participação do humorista e influenciador digital Ítalo Sena.
09.11
9h – 11h: Oficina infantil ‘Reutilizando resíduos eletrônicos’, com Gizely Leonardo, criadora dos Projetos de Inovação da Artec, empresa de artes e projetos com resíduos tecnológicos.
11h30 – 12h30: Palestra ‘Transformando sua ideia num negócio’, com Arthur Tavares, analista de negócios do Sebrae/PE.
13h – 14h: Palestra ‘IA para redes sociais e negócios’, com Fagner Borges, especialista em marketing digital e fundador da Praia Digital e do Movimento Freesider.
14h – 15h: Palestra ‘Mapa de futuros: como pequenos negócios podem aproveitar tendências para crescer’, com o analista do Sebrae/PE Arthur Hinrichsen e a pesquisadora e designer Béa Alcântara, fundadora do Sinais do Amanhã e líder de Futuros no laboratório global e independente de inovação Echos. 15h – 16h: Palestra ‘Carnaval o ano todo!’, com o empreendedor social Pedro Verda, fundador do laboratório global de inovação social Verda.