Secult-PE e Fundarpe apoiam diversas atrações de cultura e lazer neste feriadão

 Secult-PE e Fundarpe apoiam diversas atrações de cultura e lazer neste feriadão

Foto: Victor Jucá

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), está apoiando uma série de atividades culturais como opções de lazer para o feriadão do Dia das Crianças. As programações se espalham por todas as regiões do Estado, seja nos equipamentos culturais geridos pela Fundarpe, ou nos eventos incentivados pelo Funcultura, com opções para todos os gostos e idades.

Nesta quinta-feira (12), tem show especial da atração Tio Bruninho, na Arena de Pernambuco (Praça Sul), a partir das 16h. Para participar, é necessário se inscrever num formulário disponível no Instagram (@arenadepernambuco) e é solicitada a doação de um brinquedo na entrada. A iniciativa é uma realização da Empetur e Secretaria Estadual de Turismo, com apoio da Secult-PE e Fundarpe.

No sábado (14), a partir das 16h, é o dia da Festa das Crianças do Quilombo da Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, que conta com apoio da Fundarpe. Algumas das atrações previstas para a garotada são o Coco Miudinho da Xambá, a palestra O papel das crianças no candomblé e a oficina Histórias nos quintais.

Também neste sábado (14), a Torre Malakoff realiza a ação Desvendando o Céu Austral – Eclipse alunar solar, às 16h, encabeçada pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Antonio Carlos Miranda. Na ocasião, os participantes poderão ver um raro eclipse solar com a proteção adequada para a observação segura.

Quem for à Torre, poderá conferir ainda a exposição de longa duração, “A Torre e O Tempo”, que conta, por meio das fotografias, a história do equipamento e as transformações em seu entorno. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de Terça a Sexta, das 10h às 17h; e aos domingos, das 15h30 às 19h30.

No Museu do Estado de Pernambuco, neste sábado (14), será realizada mais uma edição do projeto Isto é Choro, que conta com incentivo do Funcultura. As apresentações começam às 16h e a entrada é aberta ao público. Já a visitação ao espaço pode ser feita de terça a sexta-feira das 9h às 17h; e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Na Casa da Cultura de Pernambuco, o público poderá conferir, na sexta (13), às 14h, e sábado (14), às 9h, uma edição do Festival de Corais (@abcantocoral), com a participação de grupos nordestinos.

Na sexta-feira (13), o Espaço Pasárgada realiza uma edição do Projeto Saudoso Manuel – Jornada do Poeta, com o Saraus em Pasárgada: “Saudoso Manuel” – Poemas e Canções para o poeta. Declamações com poesias de Manuel Bandeira serão publicadas no Instagram do espaço cultural (@manuelbandeira.pasargada) e da Secult-PE/Fundarpe (@culturape), a partir das 18h.

Em Triunfo, no Sertão do Pajeú, o Theatro Cinema Guarany promove, de quinta (12) a sábado (14), às 19h e 21h, sessões da 1ª Mostra de Cultura de Triunfo – Nós em Cena Teco de Agamenon. Dentre as atrações, haverá atividades recreativas infantis, mostras do Cine Sesc e apresentações do Balê Popular de Triunfo e do Coco das Águas Claras Cambindas de Triunfo, entre outras.

Feminismo na favela é o tema do VI Encontro Nacional Movimento de Empoderamento Feminino Batuque Mulher, que acontece de 12 a 15 de outubro. O evento promoverá rodas de conversa, oficinas e diversas atrações musicais, no qual nomes consagrados do maracatu e da cultura popular e periférica se reúnem para debater e fortalecer a luta feminista, antirracista, LGBTQIAPN+ e do candomblé na capital pernambucana.

As atividades serão realizadas em duas comunidades: a primeira em Brasília Teimosa, na Escola EREM João Bezerra; e a segunda na comunidade do Bode, no bairro do Pina, onde acontecerão as apresentações musicais de maracatu, coco de roda, afoxé e demais estilos representativos da periferia, como o hip-hop.

Outra ação com apoio da Fundarpe é o Festival Rural, que tem sua primeira edição neste domingo (15), em Glória do Goitá. A programação, que abarca muitas expressões culturais, irá reunir brinquedos e brincadeiras de diversos lugares. Os grupos Bojo da Macaiba, Ciranda de Pontezinha (com a participação do Mestre Goitá) e Coco de Fulô fazem a festa, enquanto o encontro de maracatus encerra a noite.

Outros dois eventos de cultura popular com apoio da Fundarpe, neste domingo (15), são o Pancada do Terno e no Corte do Apito, em Nazaré da Mata, que terá apresentação do Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata, às 20h; e o 1º Canjerê do Coco dos Pretos, no Recife, com a presença do Patrimônio Vivo de Pernambuco Mestre Galo Preto, a partir das 15h.

Para mais informações sobre a programação cultural do feriadão, acesse o Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br) ou as redes sociais da Secult-PE e Fundarpe (@culturape).

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *