Secult-PE participa do fórum Noronha2B e reforça debate sobre políticas públicas para o audiovisual Evento em Fernando de Noronha conecta cinema e turismo e discute o fortalecimento das film commissions no Brasil; mesa pernambucana destaca pertencimento cultural e visibilidade para o audiovisual.
Evento em Fernando de Noronha conecta cinema e turismo e discute o fortalecimento das film commissions no Brasil; mesa pernambucana destaca pertencimento cultural e visibilidade para o audiovisual.

Pedro Severien, Maria Samara, Yasmim Neves e Luciana Aquino, da Secult-PE, no evento N2B – Foto: Felipe Bessa-Secult-PE
Está sendo realizado, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, em Fernando de Noronha, o fórum Noronha2B – Film Commission (N2B), evento que une cinema e turismo e reúne film comissions – órgãos que apoiam a produção audiovisual em sua região – para troca de experiências e articulações. A programação inclui a projeção de filmes ao ar livre, voltados à promoção turística do Brasil, shows, mesas, oficinas e masterclasses.
A Secretaria de Cultura de Pernambuco marcou presença, com a participação da secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves, a Coordenadora de Audiovisual, Maria Samara, e o programador do Cinema São Luiz, Pedro Severien, que participaram da mesa ‘Cartografias do Cinema e Políticas Culturais em PE’. O debate ainda contou com Michele Roth, da Galeria Noronha e Ricardo Neves “Xuxu”, da Sala de Cinema do Forte Noronha.
“Foi importante poder ouvir colaboradores que tratam do audiovisual como essa potência que é para o setor cultural. Construir políticas públicas a partir dessa escuta é importante para a gente poder entender que caminho a gente quer para o audiovisual. E o N2B também vem nessa culminância de dialogar sobre o cinema a partir de seus territórios e estamos, em Noronha, discutindo também como potencializar Noronha e Pernambuco para o mundo”, comentou Yasmim Neves. “Nosso povo precisa se enxergar na tela do cinema”, resume.
A coordenadora de Audiovisual da Secult-PE, Maria Samara, afirmou que a proposta da mesa foi dialogar sobre o pertencimento que a população tem em relação aos equipamentos culturais e as práticas criativas. “As pessoas de Noronha, que fizeram perguntas muito interessantes e instigantes para gente pensar como promover práticas de inclusão e desenvolvimento do audiovisual no Estado”, ressaltou.
O Noronha2B – Film Commission segue até esta quarta (2), em Fernando de Noronha. Confira mais informações no perfil do evento no Instagram: @noronha2b.