Seminário “Recife e as Mudanças Climáticas” envolve estudantes na discussão sobre o futuro da cidade

Foto: Divulgação
No próximo dia 9 de novembro, os alunos das Escolas Municipais em Tempo Integral Maria Sampaio de Lucena e Reitor João Alfredo, da rede municipal do Recife, terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as mudanças climáticas em um ambiente lúdico e descontraído. O “Seminário Recife Cidade Parque – Carta do Recife do futuro para o Recife do presente” será realizado no auditório do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Bairro do Cordeiro, das 9h às 12h.
O evento é organizado pelo projeto “Recife Cidade Parque – Plano de Qualidade da Paisagem“, uma iniciativa fruto da colaboração entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Recife. Além disso, o seminário faz parte do RXN 2023 – Sociedade (Fórum Internacional Recife Exchange Netherlands), que, desde 2011, promove discussões sobre soluções para o aumento dos níveis dos oceanos em cidades holandesas e na capital pernambucana.
Durante o evento, será divulgada a “Carta do Recife do futuro para o Recife do presente“, um documento poético que enaltece as características “anfíbias” da cidade, com seus rios e o mar, e apela para que a sociedade se mobilize diante das ameaças ambientais.
Os estudantes terão a oportunidade de participar de palestras sobre o tema “O Recife e as mudanças climáticas”. O oceanógrafo Marcus Silva, professor do Departamento de Oceanografia da UFPE, abordará as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar. O arquiteto e urbanista Alexandre Campello falará sobre cidades e soluções baseadas na natureza.
Roberto Montezuma, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, encerrará o ciclo de palestras ao explicar o projeto “Recife Cidade Parque: um projeto de reinvenção urbana“. As apresentações serão enriquecidas com a participação do ator e pedagogo Adriano Cabral, que promoverá uma dinâmica interativa com os adolescentes.
Este evento, destinado aos estudantes, compõe a segunda etapa do Seminário “Recife Cidade Parque”. No mês de outubro, a primeira fase incluiu a mesa-redonda “O drama das mudanças climáticas e a urgência da reinvenção do Recife“, direcionada ao público adulto, e contou com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior. O evento faz parte do Circuito Urbano 2023, uma iniciativa da ONU-Habitat.
Sobre Recife Cidade Parque – Plano de Qualidade da Paisagem
O Recife Cidade Parque – Plano de Qualidade da Paisagem é um
projeto de pesquisa, fruto do convênio entre a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e a Prefeitura do Recife, que tem como objetivo buscar alternativas para os desafios da capital pernambucana diante das mudanças climáticas. Os estudos e ações do projeto baseiam-se na estrutura hídrica da cidade, composta pelos rios Capibaribe, Beberibe, Tejipió e pela frente marinha, para oferecer soluções que possibilitem a reinvenção do Recife.
SERVIÇO:
Seminário Recife Cidade Parque
Carta do Recife do futuro para o Recife do presente.
Data: 9 de novembro de 2023
Mesa-redonda: O Recife e as mudanças climáticas
Local: Auditório do Compaz Escritor Ariano Suassuna (Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro)
Horário: 9h às 12h.