Sessão gratuita na Fundaj lança documentário de pernambucano sobre desfile campeão da escola de samba Estácio de Sá

 Sessão gratuita na Fundaj lança documentário de pernambucano  sobre desfile campeão da escola de samba Estácio de Sá

Filme explora homenagem à cultura e à religiosidade do Panamá marcada pelo discurso social forte e retorno ao grupo de elite da avenida carioca 

O Cristo negro da fé panamenha levado pela Estácio de Sá à Marquês de Sapucaí em 2019 gerou catarse ao conectar o martírio religioso ao sofrimento do povo escravizado e discriminado tanto no Brasil como no país caribenho.

Essa história, os foliões já viram.

O desfile rendeu à escola de samba mais antiga do Brasil o título da Série A e o direito de retornar ao grupo especial. O que poucos testemunharam foi o esforço coletivo e criativo dos integrantes e o envolvimento da comunidade nos meses anteriores à passagem pelo Sambódromo.

Pelo menos, até agora.

Os bastidores da construção da homenagem da Estácio ao Panamá viraram documentário internacional bilíngue sob idealização e produção-executiva do pernambucano Henrique Oliveira, responsável pela articulação da escola junto ao país caribenho e um veterano na organização de eventos na Europa, África e América.

O produtor cultural bordou o filme com a experiência social e cultural extraída de serviços prestados a instituições como ONU, União Europeia, embaixadas e instituições públicas e privadas. Concebeu, por exemplo, o primeiro Festival de Jazz de Madagascar e experimentou a dissolução social causada por conflitos armados, como na guerra civil da República Centro-Africana – de onde escapou às pressas com a família e sem os pertences sob risco de morte.

Em Yo & Você – Carnaval do Mundo, ele capitaneia uma incursão audiovisual bem-humorada, instrutiva, social e passional pelas etapas percorridas para conceber e desenvolver a festa na avenida. A obra é dirigida pelo cineasta venezuelano radicado no Panamá Tavo Chirivella e tem lançamento agendado para o dia 3 de fevereiro, na Fundaj, às 19h30, com entrada gratuita.

O documentário é dividido em dez partes nomeadas de forma ora afetiva ora informativa para refletir fases e circunstâncias relacionadas à composição do desfile – da escolha do tema a detalhes da pesquisa, da criação das coreografias à definição do enredo (A fé que emerge das águas) e ao significado do carnaval para os integrantes e a comunidade.

As entrevistas com presidente, coreógrafo, comissão de frente e outros participantes são intercaladas por um passeio divertido pelo Rio de Janeiro, pelo galpão da escola e pela comunidade feito pelo apresentador e ator Ludwik Tapia, uma das estrelas do Panamá envolvidas no tributo carnavalesco.

“A intenção é mostrar o que há por trás, o que não é glamoroso. O trabalho em equipe, a inclusão social, a geração de empregos, as pessoas que fazem o carnaval. Fomos ao barracão, à comunidade, às ruas”, observa o produtor Henrique de Oliveira. 

O documentário transpira representatividade nos depoimentos e na conexão do samba-enredo com o tributo e a vida real dos integrantes. E renova a reflexão sobre os temas sociais fervorosos despejados pela escola na avenida, como o racismo, a partir dos relatos de quem atuou para irradiar a essência do samba-enredo.  

“A crucificação do Cristo negro remete ao negro brasileiro escravizado, que passa martírio e romarias o tempo todo, tendo que provar que é bom. Quando ele vê a cena, se vê crucificado”, diz o ator Evandro Machado, intérprete do personagem na comissão de frente.

A imagens captadas em meio a alegorias, ensaios de rua e a vida diária dos moradores do Morro de São Carlos, berço da Estácio, acentuam a percepção sobre o espírito comunitário das escolas e a força da tradição carnavalesca.  

“Eu tenho uma responsabilidade com uma escola, uma comunidade inteira. Tudo tem que dar certo”, resume, entre lágrimas, o carnavalesco Tarcísio Zanon.

Yo & Você – Carnaval do Mundo também será exibido nos voos da Copa Airlines, patrocinadora do filme, para mais de 30 países.


SERVIÇO

Exibição de Yo & Você – Carnaval do Mundo

Quando: dia 3 de fevereiro, às 19h30

Onde: Cinema da Fundaj (Derby)
Quanto: acesso gratuito

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *