Sessão Solene celebra 10 anos de fundação do Instituto Maria da Penha
Proposta pela deputada Gleide Ângelo (PSB), para comemorar os 10 anos de fundação do Instituto Maria da Penha (IMP), a sessão ocorreu hoje (7), no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A Lei 13.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 também foi destaque durante a reunião. Nesta quarta-feira a Lei completa 13 anos.
Gleide destacou que “A lei não é uma lei de punição, é uma lei de proteção […] Os agressores estão em todos os bairros, muitas vezes o ‘cara’ é um agressor e somente a mulher sabe. É uma violência covarde e que ocorre, na maioria das vezes, entre quatro paredes”, afirmou a parlamentar. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Alepe, a socialista lembrou da importância da conscientização e denuncia. “Temos que parar de achar que a mulher sofre porque quer e porque gosta.”
Após 10 anos de fundação, o IMP receberá neste mês o primeiro espaço para funcionamento da sua Sede, em Pernambuco.
A Lei Maria da Penha é a principal aliada no combate a violência doméstica e familiar no Brasil, conseguindo evitar e reprimir esse tipo de crime. Em Pernambuco, no ano passado, dados da SDS computaram 7 mil mulheres beneficiadas com medidas protetivas. No País, conforme o Conselho Nacional de Justiça, nestes quase 13 anos foram expedidas mais de um milhão de medidas protetivas, sendo 236 mil destas só em 2017.
Por: Douglas Hacknen – Recife