Seus Investimentos

 Seus Investimentos

É provável que você já tenha ouvido a frase “sonhar não custa nada” em algum lugar, e, por mais clichê que pareça, vejo como verdade.  

  A todo momento surgem conversas sobre a busca pelo aumento de renda, realização de investimentos e até mesmo maneiras que elevam a obtenção de ganhos.  

  Mas, apesar das pessoas estarem sempre buscando formas de economizar, muitas vezes elas não têm noção do motivo que as move a poupar e investir dinheiro. Além de, geralmente, não conseguirem criar planos de ação para alcançar estes objetivos.  

  Percebo que muitas vezes isso decorre da falta de conhecimento sobre planejamento financeiro. 

  É por isso que sempre enfatizo o contexto dos sonhos e a importância de possuir metas no decorrer da vida.   

  Por mais que seja algo que fazemos ao dormir, também podemos sonhar acordados. Todos os dias, a qualquer momento.   

Mas, durante esses anos de atendimentos, comecei a reparar que os sonhos se tornaram cada vez mais raros. Esquecidos na correria do dia a dia, ou amordaçados por um “agora não dá”, “isso não é pra mim”, “talvez no ano que vem”.  

 Inclusive, considero isso um problema. Vou te explicar o porquê!  

  Quando não temos sonhos ficamos paralisados e não nos damos conta de que o tempo está passando. Seguimos sempre o mesmo caminho. 

  Agora te pergunto: como obter realizações e esperar por mudanças se você não age diferente? Como esperar um outro resultado da mesma ação? 

  Por diversas vezes falta uma visão realista do caminho que deverá ser percorrido até a realização.  

  Diante disso, é fundamental que exista uma posição de autonomia para começar a transformar os seus sonhos em projetos.  

  E sabe por que estou falando tudo isso?  

  Porque é nesse momento em que a Educação Financeira conversa com os sonhos. Ou seja, quando temos a intenção de obter uma realização pessoal, poupamos, economizamos e criamos maneiras diversas para aumentar nossa renda. Percebemos que há caminhos inteligentes para conseguir realizar metas e projetos, que exigem disciplina.  

  Dessa forma, apenas pelo que queremos alcançar, começamos a nos educar financeiramente. Até mesmo sem perceber. O sonho nos motiva de forma natural a nos educar com as nossas despesas e fazer melhores investimentos.   

  Proponho, então, que tenhamos projetos de curto, médio e longo prazo, e que possamos direcionar os investimentos para cada propósito.  

  Quero te lembrar que apesar de ser um sonho e, por mais subjetivo que seu significado possa parecer, será mais fácil realizá-lo se você buscar se empenhar para isso. 

  Se educar financeiramente vai te permitir realizar muito mais com o dinheiro que passa pelas suas mãos. Porém, antes de qualquer coisa, busque sonhar. É a partir dos sonhos que você vai chegar aonde deseja.  

  Lembre-se: uma vez que o caminho começa a ser traçado, os próximos passos serão mais rápidos. 

  Sigo desejando muito sucesso para você.    

    

Forte abraço,    

Melissa Belmiro.   

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas