Sport tem 63% de chance de passar à próxima fase da Copa do Brasil

 Sport tem 63% de chance de passar à próxima fase da Copa do Brasil

Na quarta-feira (26/04), vai ser a 55ª vez que o Sport jogará na Ilha do Retiro (PE) pela Copa do Brasil em toda a sua história. Fazendo um retrospecto do Leão na competição, é possível constatar que a equipe pernambucana tem um desempenho significativo quando joga em casa, o que o torna favorito na partida contra o Coritiba. De todos os jogos no Recife, o Sport venceu 63% deles, empatou 20% e só perdeu em 17% dos duelos. Como o elenco de Emerson Moreira joga por uma vitória simples para garantir a classificação, dá para arriscar que o rubro-negro, pelo menos estatisticamente, é favorito a avançar às oitavas de finais do torneio. Se o regulamento antigo do gol qualificado na Copa do Brasil, extinto desde 2019, ainda existisse, as chances de classificação do Sport para a 4ª fase da competição aumentariam para 83%.

Para reforçar o favoritismo do Sport, os dados do Coritiba não são animadores. O Coxa só venceu fora de casa em 26% dos jogos em todas as suas participações na Copa do Brasil, ou seja, das 76 partidas longe do Couto Pereira (PR), o Coritiba só venceu 20 duelos. O último deles foi até recente e aconteceu na 1ª fase da Copa do Brasil deste ano (2023), quando eliminou o time do SC Humaitá (AC) por 3 a 0, lá no Acre, com dois gols do atacante Alef Manga, que divide a artilharia da competição ao lado de Lorran (ex-Mutum/MT e hoje no São José/SP) com 5 gols cada.

O raio-x do Sport nesses primeiros 4 meses (JAN-ABR) do ano é satisfatório. Conquistou seu 43º título estadual de forma invicta (12 vitórias, 3 empates e zero derrota) ao vencer o Retrô por 2 a 0, no último sábado (22/04); e faz o jogo de volta da decisão da Copa do Nordeste contra o Ceará, na quarta-feira (03/05). No jogo da ida, o Ceará venceu por 2 a 1, no Castelão (CE). Neste ano, o Sport ainda não perdeu jogando em casa.

O duelo que vale vaga na próxima fase da Copa do Brasil, entre Sport x Coritiba, acontece na quarta-feira (26/04), às 19h, na Ilha do Retiro.

Raio X do Coritiba na temporada

Na terça-feira (18/04), a diretoria do Coritiba demitiu o técnico António Oliveira. A gota d’água parece ter sido a derrota por 3 a 0 para o Flamengo, no domingo (16/04), no estádio do Maracanã (RJ), pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A; e o empate com o Sport Recife, pela 3ª fase da competição e ficou no empate, por 3 a 3. A equipe de António Oliveira esteve na frente do placar por duas ocasiões, mas não conseguiu garantir vantagem para o jogo da volta, no Recife.

Na conta oficial do Twitter, no sábado (22/04), o clube comunicou a contratação do técnico Antônio Carlos Zago, que estava no futebol boliviano até novembro de 2022 e atualmente não tinha clube. No entanto, pela 2ª rodada do Brasileirão, no Couto Pereira (PR), ontem (23/04), o Coritiba enfrentou o Fortaleza sob o comando do auxiliar técnico, Leomir de Souza, e perdeu por 3 a 0. Com esse resultado, o Coxa-branca atingiu a marca de 7 partidas sem vencer. Ao todo, o Verdão já realizou 18 jogos na temporada 2023, dos quais obteve 7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, o que representa um aproveitamento (vitórias) de apenas 38%.

No Campeonato Paranaense deste ano, o Coritiba deixou a desejar e foi eliminado nas quartas de finais pela equipe do FC Cascavel, ao perder o primeiro jogo por 3 a 1, fora de casa, e empatar por 0 a 0, no jogo da volta. Ao término da partida, a torcida vaiou o time e já pediu a saída do técnico António Oliveira. Mesmo assim, o clube manteve Oliveira à frente do Coxa.

Na segunda fase da Copa do Brasil, o Coritiba enfrentou o Criciúma e conseguiu a classificação nos pênaltis, depois de marcar o gol de empate aos 40 minutos do 2º tempo. O jogo terminou 1 a 1 no tempo normal e nas penalidades o Verdão do Alto da Glória venceu por 6 a 5.

O novo técnico do Coxa, Antônio Carlos Zago, de estrear quarta-feira (26/04), contra o Sport, no Recife. A missão é emplacar uma vitória, garantir a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil e quebrar a sequência 7 rodadas sem vencer.

Por Jefferson R Silva

mmscriacoes

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *