Tapeceiras de Lagoa do Carro marcam presença na 25ª Fenearte com inovação e tradição Associação Astalc apresenta mais de 10 mil peças na maior feira de artesanato da América Latina. Tapetes, bolsas, chaveiros e novidades como o pezinho 3D integram o acervo da “Terra do Tapete”.
Associação Astalc apresenta mais de 10 mil peças na maior feira de artesanato da América Latina. Tapetes, bolsas, chaveiros e novidades como o pezinho 3D integram o acervo da “Terra do Tapete”.

Foto: Divulgação
A Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (Astalc) participa da 25º Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE, que acontece entre os dias 9 e 20 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Nesta edição, as artesãs trazem de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte de Pernambuco os mais diversos produtos que prometem chamar a atenção do público. Entre as mais de 10 mil peças que serão expostas na FENEARTE 2025 estão: Tapetes, Pineis, Peso pra Porta, Almofadas, Bolsas, Passadeiras de todos os tamanhos e estilos.
Os trabalhos que serão expostos pelas artesãs da Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (Astalc) em mais uma edição, ficarão abertos para visitação localizada na Rua 18 e estante de N°456 no centro de compras. Um produto fruto do trabalho de 30 mulheres que se dedicam todos os dias em levar sua história e tradição.
De acordo com a presidente da Astalc, Isabel Gonçalves, o público vai poder levar pra casa peças acessíveis e para todos os gostos como chaveiro e bolsas estilo bags. ”A associação de Lagoa do Carro preparou e inovou em vários produtos. O tradicional, tapetes em vários tamanhos, pezinhos, que também tem inovação, inclusive uma criação minha que é o pezinho 3D, que ele fica em alto relevo, porque ele perde a quantidade de enchimento e a beleza do desenho se sobressai. Como também chaveirinhos em tapeçaria, é um souvenir que você pode levar para presentear, para ter a tapeçaria perto de você ou na sua casa, de forma mais discreta e com potencial aquisitivo, que vai atender uma demanda maior da população. Também algumas bolsas, vários tipos de bolsas, bolsas de passeio e umas bolsas estilo bags que se faz muito para carregar produtos e evitar o uso de várias sacolas, destacou Isabel.
TRADIÇÃO ASTALC
A arte da tapeçaria chegou a Lagoa do Carro através da artesã e tapeceira Terezinha Lira, na década de 70, precisamente em 1975. Segundo dados da Astalc, a tapeçaria movimenta cerca de R$ 50 mil reais ao ano. Município da Zona da Mata do Estado, situado a 60 Km do Recife, Lagoa do Carro é reconhecida nacionalmente com títulos como “Terra do tapete” e “Capital da tapeçaria” no Nordeste. A cidade tem na tapeçaria sua maior fonte de renda. Mais de mil artesãs trabalham na tapeçaria, seja através da Associação, em seus lares ou em fábricas da região.
Cerca de 350 artífices da região, do Estado e do Nordeste que estão reunidos na Fetalc contribuem para o desafio de construir em Lagoa do Carro um pólo sustentável de promoção do Artesanato, de Cultura Popular e Turismo Criativo na Mata Norte.