Tecio Teles Critica Ausência de Ações para Capacitação e Armamento da Guarda Municipal do Recife Candidato à Prefeitura pelo Partido Novo defende maior integração entre Guarda Municipal e Polícia Militar para combater a violência na cidade.
Candidato à Prefeitura pelo Partido Novo defende maior integração entre Guarda Municipal e Polícia Militar para combater a violência na cidade.
Em um momento de crescente insegurança no país, Recife se destaca como uma das capitais mais violentas do Brasil. O candidato à Prefeitura do Recife, pelo Partido Novo, Tecio Teles, enfatizou a necessidade de priorizar a segurança pública como tema central no Recife e criticou a falta de uma ação efetiva por parte da gestão atual no enfrentamento da violência na cidade.
“Embora seja uma responsabilidade estadual, o município, com sua população de mais de um milhão e meio de habitantes, pode liderar esse debate. Isso pode ser alcançado através de iniciativas como a expansão e aprimoramento da iluminação pública, a implementação de sistemas de videomonitoramento. Além de fortalecer, valorizar, capacitar e armar a Guarda Municipal”, disse Tecio Teles.
Tecio Teles ressaltou a ausência de medidas concretas em relação à capacitação e armamento da Guarda Municipal de Recife, que são questões que precisam ser abordadas com urgência.
“Recife é a única capital do Nordeste onde a Guarda Municipal, apesar de já existir há vários anos, não é armada. Em contraste, com outras capitais, como São Paulo, utilizam armas há mais de três décadas. Inclusive, até 2015, a Guarda Municipal do Recife operava armada, e a decisão de desarmar a corporação foi um retrocesso no esforço para garantir a segurança pública. Uma maior integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para potencializar a eficácia das operações de segurança na cidade”, afirmou Tecio.
Ainda de acordo com o candidato a prefeito do Recife, Tecio Teles é preciso mudar a percepção de que a função da Guarda Municipal é apenas para aplicar multas.
“A gente precisa mudar a cultura de que o guarda municipal só serve para multar o cidadão, para controlar o trânsito e participar da indústria da multa. A prefeitura deveria estar mais envolvida nesse processo. Por isso que defendemos que a Guarda Municipal seja armada, treinada e capacitada, e que trabalhe em conjunto com uma iluminação pública eficaz, para que a gente possa ter mais segurança no Recife”, concluiu Teles.
Atualmente, a cidade do Recife conta com aproximadamente 1.750 profissionais na Guarda Municipal, cuja função se limita predominantemente à proteção do patrimônio e à regulação do trânsito. No entanto, em tempos de crise de segurança pública, é fundamental que esses profissionais desempenhem um papel mais amplo na proteção da população.