Valvopatia: Alerta para Cuidados Específicos Durante Exercícios Físicos

Cirurgiã cardiovascular destaca importância da prática monitorada para pacientes com valvopatias.
 Valvopatia: Alerta para Cuidados Específicos Durante Exercícios Físicos

Foto: Divulgação

A cirurgiã cardiovascular Fabiana Michele, do Instituto de Cirurgia Cardiovascular (Ricca), chama a atenção para a importância de cuidados específicos durante a prática de exercícios físicos por pacientes com valvopatias, alterações nas valvas do coração. Enquanto a atividade física é reconhecida por seus benefícios à saúde, a médica destaca a necessidade de abordagens individualizadas e supervisão profissional para evitar complicações e garantir a segurança dos pacientes.

As valvopatias podem ser congênitas, adquiridas (como na febre reumática) ou degenerativas, desenvolvidas com o envelhecimento. O ponto em comum dessas condições é a manifestação clínica provocada pelo esforço físico, apresentando sintomas como dor torácica, falta de ar e/ou limitações funcionais.

A gravidade dos sintomas, segundo Fabiana Michele, pode ser um critério para contraindicação à prática de exercícios físicos, indicando a necessidade de intervenção, seja ela cirúrgica ou percutânea. A médica enfatiza que, quando permitida, a prática regular de exercícios físicos é importante para a manutenção ou melhora da aptidão física em pacientes valvopatas.

Contudo, a evolução lenta dos sintomas e limitações funcionais em pacientes com valvopatias pode levar à redução espontânea da atividade física. Fabiana Michele destaca a existência de programas de reabilitação cardiovascular em grandes centros, mas ressalta que, para muitos, esses programas são financeiramente inacessíveis.

Diante desse cenário, a cirurgiã cardiovascular reforça a necessidade de estímulo à prática de exercícios físicos para pacientes com valvopatias, quando liberados pelo cardiologista, porém com critérios específicos, individualização do treinamento e acompanhamento profissional especializado. A atenção dedicada a esses cuidados contribui para a segurança e qualidade de vida desses pacientes, proporcionando os benefícios da atividade física de maneira controlada e adaptada às necessidades específicas de cada caso.

SERVIÇO:

Real Instituto Cardiovascular (Ricca)
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu
Instagram: @ricca_rhp

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *