Vinicius Castello vence 13 ações judiciais contra ataques homofóbicos nas redes sociais

Justiça determina retirada de postagens difamatórias e aplicação de multas por fake news na reta final da campanha eleitoral em Olinda.

 Vinicius Castello vence 13 ações judiciais contra ataques homofóbicos nas redes sociais Justiça determina retirada de postagens difamatórias e aplicação de multas por fake news na reta final da campanha eleitoral em Olinda.

Foto: Divulgação

Na reta final da campanha eleitoral, o candidato à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT), tem sido alvo de uma série de ataques envolvendo discursos de ódio, homofobia e disseminação de informações falsas nas redes sociais. Essas crescentes investidas levaram a Frente Popular de Olinda — composta por PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede — a apresentar 18 representações na justiça contra os responsáveis pela veiculação desses conteúdos, obtendo 13 vitórias.

Dessas decisões, 13 liminares foram favoráveis, determinando a remoção das postagens e proibindo novas publicações difamatórias. Duas decisões foram desfavoráveis, e as demais ainda estão em análise. Nesta segunda-feira (21), a justiça eleitoral multou em R$ 10 mil Laercio Magnun, responsável pelo perfil @leomagnun no Instagram, por publicar vídeos e posts com fake news e discurso homofóbico contra Vinicius. A decisão também impede o influenciador de realizar novas publicações com o mesmo teor.

No sábado anterior, a coligação obteve uma liminar contra o blogueiro Pedro Tinoco, do Blog Rede Observatório, por divulgar uma pesquisa irregular. Tinoco compartilhou dados de um estudo que não havia sido registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a assessoria jurídica de Vinicius, ele está sendo vítima de uma campanha difamatória e preconceituosa com potencial de desequilibrar a eleição, o que viola o Estado Democrático de Direito.

DENÚNCIAS
Para coibir essas práticas, o candidato criou um canal no WhatsApp (81 99600-5429) para receber denúncias de conteúdos duvidosos ou descontextualizados que alimentem o discurso de ódio e homofobia.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *