Vitória de Santo Antão recebe Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2025 da Alepe Vice-prefeito Edmo Neves destaca protagonismo da Secretaria da Mulher e fortalecimento da Rede de Apoio à Mulher Vitoriense.
Vice-prefeito Edmo Neves destaca protagonismo da Secretaria da Mulher e fortalecimento da Rede de Apoio à Mulher Vitoriense.

Foto: Victor Chalegre/Divulgação
Nesta quarta-feira, 23 de abril, Vitória de Santo Antão recebe o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2025, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). O vice-prefeito do município, Professor Edmo Neves, destaca que a premiação é resultado do empenho e esforços que a secretaria vem desenvolvendo para a valorização das mulheres e no combate às diversas violências que elas sofrem.
“A secretária Thaís Xavier apresentou à Alepe o projeto sobre a Rede de Apoio à Mulher Vitoriense com os trabalhos feitos em parceria na nossa cidade. Concorremos com outras três cidades na faixa populacional acima de 100.001 habitantes e esse projeto de Vitória, sob a liderança do prefeito Paulo Roberto, foi considerado como o melhor resultado apresentado em benefício das mulheres”, disse Edmo Neves.
A Rede de Apoio à Mulher Vitoriense é liderada pela secretaria da Mulher de Vitória que atua de forma transversal com outras pastas do Executivo municipal e conta com a participação do poder Legislativo municipal, estadual e federal, poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil, a Unifacol, a Univisa, Associação Maria Amélia, Conselho Tutelar, Ministério Público, OAB e Defensoria Pública.
“O atual modelo de gestão da prefeitura de Vitória de Santo Antão foi considerado merecedor da referida comenda por ter ao longo de 2024 se aperfeiçoado no sentido das ações voltadas para o fortalecimento das políticas públicas específicas em defesa dos direitos das mulheres” destacou a deputada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe.
Desde 2021, a Secretaria da Mulher de Vitória tem desenvolvido o seu trabalho como uma missão. Naquele ano 194 mulheres foram atendidas no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), conhecido na cidade como a Casa Lisbela. No ano passado o número de atendimento subiu para 2.474 mulheres. O que mostra a confiança e a validação no trabalho desenvolvido.
“Trabalhamos para promover os direitos e garantias fundamentais das mulheres, combatendo a violência e as desigualdades de gênero. Sempre buscamos a atuação em rede, promovendo capacitação e inclusão no mercado de trabalho, apoio emocional, psicológico e jurídico à mulher vítima de violência, além da criação e do fortalecimento de políticas públicas efetivas”, descreve a secretaria da Mulher, Thaís Xavier.
A premiação está marcada para acontecer em uma reunião solene da Alepe às 18h de hoje (23), no auditório Senador Sérgio Guerra.