Viva e Deixe Viver Encanta os Amantes da Literatura na Bienal do Livro de Pernambuco com Contação de Histórias Inspiradoras

 Viva e Deixe Viver Encanta os Amantes da Literatura na Bienal do Livro de Pernambuco com Contação de Histórias Inspiradoras

Foto: Divulgação

A magia da contação de histórias ganha vida na Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, graças à participação da ONG Viva e Deixe Viver. Reconhecida por sua missão de promover saúde, cultura e educação através da paixão pela leitura e pelo brincar, a organização que atua há 26 anos com crianças e adolescentes hospitalizados em todo o país marca sua estreia no evento literário. Em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE), a Viva e Deixe Viver estará presente entre os dias 6 e 15 de outubro, dedicando um espaço especial para crianças e adolescentes apaixonados pela literatura.

Este ano, a Bienal do Livro traz como tema “Fome de quê? Você é o que você lê!“, e a Viva e Deixe Viver abraça esse conceito ao explorar os anseios, desejos e questionamentos que permeiam o ser humano por meio de atividades envolventes. Os contadores de histórias da ONG, de forma inovadora, convidarão as crianças a não apenas ouvir, mas a criar suas próprias narrativas, personagens e finais de histórias, tudo com muita criatividade.

Entre as ferramentas lúdicas que serão utilizadas, destaca-se o jogo “Eu Conto”, um livro em forma de caixa repleto de cartas, cada uma representando personagens, objetos, ações, qualidades e lugares. Os participantes poderão combinar esses elementos de inúmeras maneiras, estimulando a imaginação e promovendo a cooperação e a criatividade. Luciana Bernardo, diretora executiva da Viva e Deixe Viver, explica que o jogo tem o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes a trabalharem juntos, aceitando e valorizando as contribuições uns dos outros.

A participação da Viva e Deixe Viver na Bienal do Livro representa uma oportunidade única de levar a magia das histórias a um público diversificado e numeroso. Além disso, a organização celebra 20 anos de atuação em Recife, onde seus 65 voluntários dedicam-se à contação de histórias em seis hospitais da região.

Participar pela primeira vez da Bienal do Livro em Pernambuco é um presente para a Viva de Recife. Eventos literários como esse são um espaço privilegiado para tocar corações, inspirar mentes e transformar vidas por meio das palavras. Estamos entusiasmados em fazer parte deste grandioso evento em parceria com o FDNE, onde iremos compartilhar nossa paixão pela contação de histórias e, mais importante, tocar o coração de cada criança e família que passar pelo nosso estande“, destaca Ana Inês Pina, coordenadora da Viva e Deixe Viver em Recife. Uma oportunidade única de encantar mentes jovens e inspirar o amor pela literatura e pela imaginação.

Serviço: 

O quê: Contação de Histórias com a Viva e Deixe Viver no estande do FNDE

Onde: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Complexo de Salgadinho, Olinda (PE)

Quando: 6 a 15 de outubro das 10h às 12h e 14h às 16h

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver: Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.  A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 519 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 88 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Mahle, Volvo, UOL, Safran, Rede D’Or, Ache, CCS Tecnologia, Montana Química, Viveo, Daviso, Veneza Máquinas e Q Passos Alimentos.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *