Volta às aulas na rede particular provoca aumento de até 25% no número de carros nas ruas do Recife

Trânsito no Recife fica mais intenso a partir desta quarta (1º) com a volta às aulas (Foto: Bruno Fontes)
Segundo CTTU, isso representa 250 mil veículos a mais nas vias diariamente. Autarquia realiza operação de fiscalização, a partir desta quarta-feira (1º).
O Recife conta, a partir desta quarta-feira (1º), com uma operação para tentar garantir a fluidez do tráfego por causa da volta às aulas na rede particular de ensino. A Autarquia de Trânsito e Transpores Urbanos da capital (CTTU) estima que a frota nas ruas tenha um aumento médio de até 25%. Isso representa 250 mil veículos a mais em circulação.
Os dados são baseados em contagens de equipamentos eletrônicos instalados nos principais corredores. A frota circulante estimada pela gestão municipal chega a mais de um milhão de veículos. Esse número engloba uma parte de carros e motos de outros municípios, que tem impacto no trânsito da capital.
A Operação Volta às Aulas, que dura 10 dias, mobiliza um efetivo de 80 agentes e orientadores de trânsito. Eles monitoram os principais corredores viários, que dão acesso a instituições de ensino nas Zonas Norte, Sul, Oeste e no Centro.
Entre as vias que vão receber a ação estão as Avenidas Rui Barbosa, João de Barros, Norte, Conselheiro Aguiar, Visconde de Jequitinhonha e Doutor José Rufino. Além disso, ocorre monitoramento nas Ruas do Paissandu e Dom Bosco.
Este ano, a operação conta com apresentações de teatro para conscientizar as crianças. Os jovens são considerados agentes multiplicadores do conhecimento no processo de orientação sobre a importância de comportamento seguro no trânsito.
Para o coordenador de programa municipal de educação para o trânsito, Francisco Irineu, a ação educativa de trânsito incentiva as crianças a serem mais responsáveis com a mobilidade da cidade.
Sinalização
Para garantir a segurança viária, a CTTU iniciou ação para sinalizar as vias do entorno de instituições de ensino. Além de pintar faixas de pedestres, a ação prevê a implantação de placas para regulamentar vagas especiais para o transporte escolar.
A medida, que vale para os dias letivos das 6h às 18h, pretende evitar a retenção do fluxo de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. Ao todo, são contempladas 50 escolas, das quais 30 contarão com vagas especiais para embarque e desembarque dos estudantes.
A CTTU ressalta que o condutor que fizer a parada ou estacionamento irregular fora das áreas permitidas estará passível de notificação.
A infração pode variar entre leve, média e grave, nos valores de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH), respectivamente.
Edição: Edu Mello